
Na 15ª edição da Bienal de Arquitectura de Veneza, o curador Alejandro Aravena convidou-nos a olhar para novos campos de acção, projectos que pretendem melhorar a qualidade de vida e histórias de sucesso que valem a pena conhecer.
Nesse sentido, Samuel Gonçalves, fundador do estúdio SUMMARY, o mais jovem estúdio convidado a integrar a exposição principal, foi seleccionado para apresentar o seu trabalho “infrastructure-structure-architecture”, com o intuito de dar a conhecer o conceito por detrás do seu projecto Sistema Gomos (vimeo.com/144377983).
A peça exposta na Bienal exibia um “Gomo” – módulo do Sistema Gomos – e dois módulos de infraestruturas (de saneamento), lado a lado, dando-se a conhecer, desta forma, os elementos que estão na génese deste sistema construtivo – e materializando, na sequência da sua disposição, o título da peça e a lógica da sua concepção/do seu conceito (infraestrutura – estrutura – arquitectura).
A instalação incluía dois vídeos (Building Pictures), exibindo uma comparação directa entre o processo construtivo dos módulos infraestruturais e do processo de fabrico do módulo do Sistema Gomos, atestando as semelhanças entre ambos. (vimeo.com/168989733).
O projecto do Sistema Gomos consiste, então, num sistema construtivo modular, evolutivo e flexível, com base em unidades de betão armado – módulos que saem de fábrica completamente prontos, com todos os acabamentos interiores e exteriores, isolamentos, caixilharias, instalações de água e electricidade, e até mesmo equipamentos e mobiliário fixo. Após deslocação, a montagem do edifício no local faz-se de forma expedita, simplesmente conectando os módulos entre si.
Este processo possibilita a construção de edifícios em 3 meses (3 dias in situ/no local), resultando num período 5 vezes mais rápido que o tempo médio em Portugal, quando comparado com os métodos de construção tradicionais. O processo inteiramente industrializado permite uma optimização do tempo de produção e do tempo de trabalho em estaleiro de obra, sem comprometer a qualidade estrutural da obra.
O desenho e dimensionamento dos módulos, pensados para optimizar os processos de transporte e montagem, permitem a adaptação deste sistema a diferentes tipos de topografia e de programa.
O projecto não resulta de uma invenção, mas sim de uma reinterpretação: partiu-se de um sistema construtivo pré-existente, geralmente usado nas infraestruturas de drenagem de águas, transpondo-o/ transformando-o/ adaptando-o a um sistema construtivo habitável. Em termos estruturais e em termos de processo construtivo, o Sistema Gomos é em tudo idêntico às manilhas de drenagem em betão armado.
O Sistema Gomos foi premiado com o Red Dot Design Award em 2017.
INFO TÉCNICA
Arquitetura
SUMMARY / Samuel Gonçalves
Pré-fabricação
Farcimar, Soluções em Pré-Fabricados de Betão, S.A.
Créditos do Vídeo
Building Pictures
Fotografias
Tiago Casanova
http://www.summary.pt/