
Em entrevista à agência Lusa, Gonçalo Byrne anunciou que a Ordem e os arquitectos portugueses estão mobilizados em torno do “surpreendente” repto de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.
A edição online do Jornal de Notícias de 8 de Maio, na secção Cultura, dá conta da entrevista.
Da Bauhaus à Nova Casa — Paisagens pós-Covid é o título da Conferência Europeia de Políticas de Arquitectura que a Ordem dos Arquitectos organiza nos dias 8 e 9 de Junhopróximo na Fundação Calouste Gulbenkian, a que é possível assistir em directo por streaming.
Em declarações à Lusa, Gonçalo Byrne sublinhou a importância de adoptarmos um novo paradigma que abre “uma dimensão cultural, uma dimensão que envolve o diálogo, (…) a humanidade da cultura. Isto é dizer as imensas formas de conhecimento ou de sabedoria que existem no mundo”, já não fundamentadas “numa lógica de mercado e tecnocrática”.
Desta forma, quando a Europa e o mundo global enfrentam uma necessidade de reconstrução, “é fundamental entender que a cultura é dinâmica” porque “está-se a falar e a discutir a emergência e a transformação de outros paradigmas, de vida, de habitar, de pensar, de conviver, de integrar” e os processos colaborativos são centrais, reunindo contribuições de vários agentes e geografias.
Gonçalo Byrne quer aprofundar a reflexão e revalorizar o debate sobre a qualidadeenquanto exigência social e em nada relacionada com o elitismo a que usualmente se associa. A exigência da qualidade “tem a ver com um desejo que é absolutamente partilhado com toda a sociedade e isto faz parte também deste projecto da Nova Bauhaus Europeia”, afirmou o Presidente da Ordem.
“Pela primeira vez questões que têm a ver com projectar e construir o futuro da nossa sociedade, da nossa paisagem, do nosso território, das nossas cidades, do espaço público, da habitação dos edifícios, é colocado de uma maneira tão abrangente e tão alargada”.
Muito em breve estará disponível um site dedicado onde será possível conhecer o programa e os convidados.