“(…) This is a place where I don´t feel alone. This is a place Where I feel at home (…)“ The Cinematic Orchestra, To Build a home, (2007)
O projecto de renovação de um apartamento dos anos 50 no Bairro de Alvalade em Lisboa, constituiu uma oportunidade para reflectir sobre como melhorar aquilo que já era um apartamento de qualidade e com caracter. O apartamento original possuía 6 compartimentos de dimensões semelhantes, pelo que o mobiliário se encontrava distribuída por diferentes espaços, organizados por difentes funções, contudo era no compartimento destinado à sala que se passava a maior parte do tempo.
O projecto procurou criar uma amplitude do espaço social que tirasse partido da generosa área do apartamento, em respeito pela estrutura do prédio, mantendo 3 quartos funcionais, um deles agora, suite.
Optou-se por demolir os dois primeiros compartimentos localizados a nascente e parte do corredor, por forma a desenhar uma sala de estar ampla com ligação à sala de jantar com cozinha aberta e acesso para um terraço.
Desta forma existe um atravessamento transversal ao longo de todo o edifício que liga duas funções complementares de caracter social e que aumenta a sensação de espaço vivenciável. Por se tratar de um apartamento no ultimo piso ( 3) houve a possibilidade de criar uma lareira no centro da casa. É a partir da Sala que se acede à zona de quartos (3), agora com corredor mais curto em dimensão, mas com a ilusão de óptica da distribuição da casa original ( 6), ao apresentar no fundo, um espelho do chão ao tecto. Este é o eixo visual e longitudinal da casa, desde o momento de entrada. A sala liga visualmente e funcionalmente o lado nascente e poente da casa que ganhou mais luz, ao longo de todo o dia.
Recuperou-se parte do pavimento original e reconstruiu-se a sala com novo pavimento, igual ao antigo. Escolheram-se azulejos da época da casa presentes hoje em dia no mercado para casas de banho e cozinhas por forma a haver unidade mas com cromatismo nos espaços.
Desenhou-se armários embutidos nas paredes e portas pivotantes que agora flexibilizam e modificam o espaço em função do dia a dia que se pretender.
Conforme afirmou Ralph Waldo Emmerson ( 1803-1882): “A house is made with walls and beams; a home is build with love and dreams” .
Projeto
Renovação de Apartamento em Alvalade
Localização
Alvalade, Lisboa, Portugal
Arquitetura
Filipe Xavier Oliveira
Programa
Reabilitação
Fotografia
Filipe Xavier Oliveira
Área
160 m2
Ano
2021