Pretendeu-se remodelar um apartamento com cerca de 20 anos de idade, com uma área total de 140m2, cujo espaço existente era demasiadamente compartimentado e escuro. Observado o maior problema a resolver, procuraram-se soluções.
A primeira grande acção do projecto foi retirar paredes e abrir toda a zona social da casa num contínuo espaço aberto.
Era conveniente separar fisicamente a cozinha, mas ainda assim tornando-a num espaço participante da zona social. A opção encontrada foi envolver este compartimento por paredes de ferro e vidro com portas e janelas que permitem o contacto directo com a sala ao mesmo tempo que permitem a passagem de luz para o hall de entrada.
A sala divide-se em 3 espaços: uma zona de refeições rápidas com um balcão revestido a madeira; uma zona de estar; e ao fundo a zona de refeições onde foi também desenhado uma estante de apoio onde umas caixas de madeira dançam sobre uns delgados perfis metálicos pretos.
A fazer a ligação entre a sala e a cozinha está um balcão que dá serventia aos dois espaços e alberga ainda espaços de arrumação complementares.
Definiu-se, juntamente com a Cliente, uma estética de inspiração industrial séc. XIX, em que surgem como tema a utilização de ferros pretos e madeira, e uma ambiência aberta e despojada. No pavimento, um novo revestimento em cortiça, contínuo, cobre todas as divisões, à exceção da cozinha onde se aplicou mosaico hidráulico em tons de cinza, preto e branco.
Ano: 2017 – 2018
Localização: Maia, Portugal
Cliente: Privado
Tipo: Remodelação de Interiores
Design de Interiores: Alberto Dias Ribeiro
Colaboração: Alexandra Marques
Fotografia: Al.Ma Fotografia
Vídeo: Cliente
Estado: Concluído