
O Prémio do Colégio do Património Arquitectónico 2023 da Ordem dos Arquitectos foi atríbuido a Laura Martins Guia, mestre em arquitetura pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa pela dissertação “A Vista de Lisboa da Academia Nacional de Belas Artes e o seu seguimento” orientada pelos Professores João Appleton (Appleton e Domingos, Arquitectos) e Alexandra Alegre (IST).
O Júri do Prémio CPA 2023, presidido pelo Arquiteto João Nuno Pernão e composto pelos arquitetos Elsa Duarte (DGPC), Paulo Tormenta Pinto (CDN), João Vieira Caldas (CPA) e Luís Miguel Correia (CPA), em comunicado divulgado, destacou este trabalho “dos demais pela sua abordagem considerada excecional, pela escolha do objeto de estudo, pela estrutura do documento, pela profundidade e rigor da pesquisa, pela utilização do desenho no processo de investigação, e pela produção de novo conhecimento.”
A dissertação “A Vista de Lisboa da Academia Nacional de Belas e o seu seguimento”, apresentada ao Instituto Superior Técnico no dia 6 de dezembro de 2022 e arguida pelo Professor Paulo Pereira (FAUL), foi classificada em 20 valores.
Nela foram analisados os estudos que se dedicaram à Vista de Lisboa da Academia Nacional de Belas Artes e o seu método de execução, identificados com rigor o ponto a partir de onde terá sido desenhada e, a partir dele, não só foi acrescentada informação às legendas existentes, identificando cerca de trinta e cinco novos elementos, mas também realizado um exercício de “reconstituição” do seu “seguimento” em falta, representando a orografia da cidade e quarenta e dois elementos urbanos coevos da sua execução.
Ainda foram conferidas duas menções honrosas aos trabalhos de Leonor Sá Reis e Ana Beatriz Ruivo, ambas mestres em arquitetura pela FAUP, com as dissertações “Na cadência do tempo. Programa e desenho para a fraga das Fontainhas” e “De pedras a lavadouros. Evolução no contexto português”, respetivamente.
Sobre o Prémio Colégio de Património Arquitectónico
O Prémio CPA pretende incentivar a qualidade dos trabalhos de investigação, no âmbito de Mestrado, com incidência na salvaguarda e valorização do património arquitetónico português ou de origem portuguesa, e distingue aqueles que possuam originalidade ou contribuam significativamente para o avanço do conhecimento na área, promovendo o seu reconhecimento público e o fortalecimento da relação do Colégio com a Academia.