
A pobreza habitacional em Portugal e “as soluções” para a resolver foram o tema da conferência “Sob o Mesmo Teto” que juntou especialistas dos setores público e privado, em Lisboa.
Promovida pela organização Just a Change, que se dedica a reabilitar casas em pobreza habitacional, a conferência “Sob o mesmo teto” realizou-se na Fundação Calouste Gulbenkian, no passado dia 8 de novembro.
Segundo um comunicado da Just a Change, a iniciativa juntou autarquias, empresas, organizações e cidadãos para colocar o tema da pobreza habitacional em cima da mesa e debater “soluções baseadas na inovação social na habitação”.
Entre os oradores estão representantes de autarquias e de grupos empresariais, como a EDP ou a Mota-Engil, bem como a economista Susana Peralta, a arquiteta Helena Roseta e o geógrafo Luís Mendes.
A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, encerrou a conferência, às 12:50, juntamente com Simão Oom, diretor executivo da Just a Change.
Conhecer, mobilizar e agir são os três eixos do movimento com que a Just a Change pretende chamar a atenção para o tema da pobreza habitacional.
Segundo a organização, “quase meio milhão de pessoas em Portugal vivem em situações de pobreza habitacional, com problemas como falta de infraestruturas básicas, como uma casa de banho ou o acesso à eletricidade”.
© Lusa
Imagens © Just a Change