Casa da Severa

Categorias: Cultura

A proposta tem como objetivo a transformação de uma unidade habitacional localizada no Largo da Severa, distrito de Mouraria, Lisboa, num espaço cultural chamado Casa da Severa.

O edifício, originalmente composto por três pavimentos e um ático, um total de seis apartamentos independentes, apresentava vários problemas estruturais, assim como condições de vida escassas, com instalações sanitárias precárias e espaços pequenos e estreitos.

Com o fim de o adaptar a seu novo programa, optamos por demolir todo seu interior, conservando a fachada e sua forte presença no tecido urbano da área.

Casa da Severa conta com um café / restaurante que pode ser acessado diretamente a partir da praça por uma escada, que atua como uma continuação do espaço público. Sua sala principal toma parte da altura máxima disponível, e a vantagem de ter uma abertura no interior, com seu ponto mais alto a 6,50 m. Uma das paredes interiores é preparada para a projeção de vídeos.

No térreo estão localizadas as áreas técnicas, cozinha, banheiro e um depósito. Um elevador permite acessibilidade a todos os espaços.

A escada exterior atua como uma extensão do espaço interior. Devido a sua dimensão reduzida, de apenas 4 m², optamos por permitir que esta se estenda para o exterior. Nos dias quentes, canta-se o fado no terraço exterior superior, o transformando num cenário que se abre para a praça e a cidade.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa da Severa

Localização
Largo Severa 2, 1100-341 Lisboa

 

Cliente

Câmara Municipal de Lisboa

 

Arquitetos
José Adrião
Equipe de Projeto 
Margarida Lameiro, Ricardo Aboim Inglez, Carla Gonçalves, João Matos, Ricardo Aboim Inglez, Tiago Pereira
Área
2014.0 m²
Ano do projeto
2012

 

Engenharia Estrutural
MB – Engenharia
Engenharia de Serviços 
MB – Engenharia
Construtora
AGP, Arada Gestão de Participações
 
Supervisão da Obra 
Câmara Municipal de Lisboa
Fotografias
Hugo Santos Silva
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE