Terraços do Moinho

Terraços do Moinho é uma intervenção que procura articular o edifício com a malha histórico da cidade, procurando tirar partido do espaço verde existente, um ‘oásis’ num contexto urbano.

A abertura de vãos procura aproveitar a incidência do sol com a maior eficácia possível, ao mesmo tempo que a cobertura acolhe painéis solares, para uma maior eficiência na utilização dos recursos naturais, diminuindo a pegada ecológica o máximo possível.

Deste modo, o alçado sul resulta da oportunidade do espaço interior se relacionar com o prado e talude arborizado existente, aproveitando ao máximo a vista e a luz que este proporciona, criando zonas de estadia privilegiadas, enquanto prolongamentos das salas de estar e cozinhas, em formato de grandes terraços e varandas.

Ao nível do alçado norte, que faz a frente com a Rua fábrica de Papel, propõe-se a dissolução da ‘massa’ de fachada, assumindo não só as quebras volumétricas na cobertura do edifício – partindo para uma solução de 4 águas distintas na cobertura -, como dando um tratamento de superfície (textura) diferenciado nas 4 zonas distintas da fachada, que resultam da leitura com os alinhamentos – ‘vazios’ – da cobertura.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Terraços do Moinho

Localização
Rua Fábrica de Papel, Leiria, Portugal

Arquitetura
mube arquitectura

Arquiteto Líder
Pedro Lemos Cordeiro

Equipa de Projeto
Pedro Lemos Cordeiro, Patrícia Selada

Cliente
Arena – Construções Imobiliárias, S.A.

Engenharia
LbbC engenharia

Paisagismo
mube arquitectura

Colaboradores
Anastasiia Fatenko, Joana Vaz

Fotografias

João Matias (mago)

Área bruta construída
2.949,05 m2

Ano
2023

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE