
A Câmara Municipal do Barreiro aprovou, esta quarta-feira, dia 17 de julho, a abertura do concurso público para a requalificação urbana do Barreiro Velho.
A execução do projeto, com uma área sujeita a intervenção de, aproximadamente, 72.000m², representa um investimento total que ascende aos 27 milhões de euros.
A obra tem como objetivo recuperar este núcleo histórico da cidade, contribuindo para a revitalização social, económica e urbanística da zona do Barreiro Velho, devolvendo o espaço público aos cidadãos, e irá contemplar a criação de percursos pedonais e consequente melhoria das acessibilidades ao Centro e à Zona Ribeirinha.
O Vice-Presidente da CMB, Rui Braga, afirma que este é “um projeto estruturante, que permite reabilitar esta zona histórica do Barreiro. Uma obra há muito ansiada pela nossa população que irá contribuir para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes, mas também de todos os que aqui trabalham e diariamente nos visitam, integrando a visão que temos para o futuro da nossa cidade”.
A requalificação do Barreiro Velho irá permitir favorecer o desenvolvimento económico-social e cultural deste local, reunindo condições para um ambiente urbano mais sustentável e qualificado. O arranque da obra, que irá ser realizada de forma repartida, deverá acontecer ainda este ano, sendo expectável a sua conclusão em 2025.