Início em 18/02/2025 até 19/02/2025

O Espaço de Arquitetura promove o workshop online “Introdução à Neuroarquitetura“, nos dias 18 e 19 de Fevereiro das 9h às 13h, na plataforma ZOOM.
Este workshop será ministrado pelas Arquitetas Teresa Ribeiro, fundadora da Academia Portuguesa de Neuroarquitetura, e Andréa de Paiva fundadora da NeuroAU.
OBJECTIVOS
• Entender o que é a neuroarquitetura: Compreender os conceitos básicos e a importância da integração entre neurociência e arquitetura para projetar espaços que promovam a saúde e o bem-estar.
• Identificar as principais estratégias de aplicação da neuroarquitetura: Reconhecer técnicas e princípios que podem ser usados no design de edifícios e ambientes para melhorar a experiência dos utilizadores e apoiar a saúde física e mental.
• Conhecer o impacto dos ambientes no cérebro e no comportamento humano: Explorar como as diferentes características espaciais influenciam aspectos como cognição, emoções e comportamentos, com base em estudos científicos.
• Aplicar conceitos da neuroarquitetura: Desenvolver a capacidade de traduzir conhecimentos teóricos em soluções práticas para criar espaços mais saudáveis e eficientes.
• Refletir sobre a responsabilidade do arquiteto no bem-estar das pessoas: Discutir o papel do design na promoção de qualidade de vida e na prevenção de problemas de saúde relacionados ao ambiente construído.
DESTINATÁRIOS
• Arquitetos, arquitetos paisagistas e designers de interiores
• Estudantes de arquitetura, urbanismo, arquitetura paisagista, arquitetura de interiores e design
• Engenheiros civis
• Profissionais de saúde e bem-estar
• Especialistas em urbanismo e planeamento urbano
PROGRAMA
1ª Sessão: Fundamentos da Neuroarquitetura
1. O que é neuroarquitetura?
• Definição e origem.
• Relação entre neurociência e arquitetura.
• Exemplos práticos para introduzir o conceito.
2. Qual a importância da neuroarquitetura?
• Impactos do ambiente na saúde e bem-estar:
• Stress: Redução de estímulos nocivos.
• Sono: Relação entre ambiente e qualidade do sono.
• Do desenvolvimento ao envelhecimento: Como os espaços podem apoiar os utilizadores nas diferentes etapas da vida?
3. Como integrar neurociência e design?
• Evidence-Based Design (EBD): Como utilizar dados e estudos para fundamentar as decisões de projeto.
• Métodos de recolha e análise de dados:
• Wearables: o que são, vantagens, e limitações.
– Técnicas como fMRI, EEG e observação comportamental.
– Limites e possibilidades dessas tecnologias.
4. Estudos de caso
2ª Sessão: Estratégias Práticas e Aplicações da Neuroarquitetura
1. Temas-chave para o design neurocientífico:
• Iluminação:
– Luz natural versus artificial.
– Impactos no ritmo circadiano, no bem-estar e na produtividade.
• Biofilia:
– Benefícios da relação e contacto com a natureza.
– Formas de incorporar elementos biofílicos.
• Wayfinding e design ativo:
– Como o cérebro se orienta nos espaços.
– Estratégias para facilitar a navegação espacial.
– A relação corpo-cérebro e o papel do ambiente.
– Estratégias de design ativo.
2. Explorar além do básico:
• Efeitos de curto e longo prazo do ambiente nas pessoas
• Diferenças entre impactos imediatos e efeitos cumulativos ao longo do tempo.
• A importância de projetos baseados em dados (evidence-based design).
3. Reflexão final e aplicação:
• Resumo das aprendizagens.
• Discussão sobre como implementar estratégias no dia a dia profissional.
• Exercício prático: Desenvolvendo um conceito inicial para um espaço baseado nos princípios discutidos.
DATA . HORÁRIO
18 e 19 Fevereiro de 2025 . 9h – 13h
DURAÇÃO
8 horas [2 sessões de 4 horas]
LOCAL
Online ( Plataforma ZOOM)
INVESTIMENTO
307,5€ [250€ c/IVA 23%]
Limite Mínimo: 10 – Limite Máximo: 25
A inscrição só é válida mediante liquidação e após confirmação, por email, da entidade organizadora.
As vagas são preenchidas mediante ordem de pagamento e envio de comprovativo para info@espacodearquitetura.com
No final será entregue um Certificado de Participação.
FORMADORAS
Teresa Ribeiro
Com mais de 20 anos de experiência em arquitetura residencial, urbana e de reabilitação, direcionou o seu foco para a investigação em Neuroarquitetura. Fundadora da APN (Academia Portuguesa de Neuroarquitetura), a sua intenção é integrar os conhecimentos dessa disciplina emergente na formação e prática arquitetónica em Portugal. Membro da ANFA do UK, participou na última conferência do 20º aniversário da ANFA com um poster onde explorou o impacto do ambiente de trabalho no bem-estar físico, psíquico, emocional e social dos colaboradores. A investigação destaca a influência do local de trabalho na saúde dos trabalhadores permanentes, utilizando como estudo de caso o estádio do Braga e sua relação com o ambiente laboral.
Formada em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa, frequentou o último ano na Università degli Studi di Roma La Sapienza ao abrigo do programa Erasmus. Efetuou o mestrado em Reabilitação de Monumentos pela UPC, Universidade Politécnica da Cataluña. Possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos pelo ISEG (Lisboa) e Pós-Graduação em Análise de Investimentos Imobiliários pelo Iscte (Lisboa).
Participou no curso REM 2022 na Harvard Business School (Real Estate Management, Leadership and Design). Terminou o curso Neurociência Aplicada a Ambientes e Criação (Neuroau) com certificação do MEC (Ministério de Educação e Cultura do Brasil)
Participou no programa Moving Boundaries – Winter Course Italy 2023 – Human Sciences and the Future of Architecture – Venezia e Umbria e Nordic X (ANFA – Association Neuroscience for Architecture). Efetuou o curso Sustainable Real Estate: Analysis and Investment (MIT | SA+P) e é Certificada em PNL Practitioner (Programação Neurolinguistica).
Atualmente encontra-se em Lisboa onde dirige e coordena o departamento de projeto e controlo de qualidade da empresa promotora imobiliária familiar Irmãos Mota, Lda (com mais de 45 anos no mercado da promoção imobiliária desenvolve um papel importante no design urbano e na criação de comunidades). Colaborou durante 4 anos com o gabinete de arquitetura Carlos Ferrater em Barcelona, onde paralelamente desenvolveu trabalho com a equipa de Arquitetos sem Fronteiras. Desenvolveu vários projetos habitacionais em Moçambique, nomeadamente em Maputo e Pemba onde também colaborou com ONG´s e apoio à comunidade local. Desenvolveu e lecionou em cursos de formação para arquitetos recém-licenciados na âmbito da especialização em Reabilitação Urbana e Gestão de Qualidade. É membro da ANFA UK, ACE (ANFA Center for Education), Moving Boundaries Alumni, Global Wellness Institute, GRI Club, Women Leading Real Estate, WIRE (Women in Real Estate) e APPII (Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários).
Andréa de Paiva
Fundadora do NeuroAU e uma líder influente na interseção entre neurociência, design e arquitetura. Membro do Conselho da Academy of Neuroscience for Architecture (ANFA) e vice-presidente do ANFA Chapter Brazil, ela se dedica a explorar a integração entre neurociência, arquitetura e design, com foco em como os ambientes físicos influenciam o comportamento e o bem-estar humano.
Master of Arts pela Middlesex University de Londres e arquiteta e urbanista pela USP (Universidade de São Paulo), Andréa tem uma abordagem interdisciplinar que une pesquisa acadêmica, ensino e prática profissional. Seus interesses de pesquisa envolvem a aplicação da ciência cognitiva à arquitetura e urbanismo, com ênfase em temas como o impacto do ambiente físico no bem-estar, enriquecimento ambiental, plasticidade cerebral e reserva cognitiva, experiência multissensorial do ambiente e restauração cognitiva.
Andréa é coordenadora do curso de Interiores & Neurociência: design focado em pessoas no IED (Istituto Europeo di Design), e também ajudou a criar e coordenar cursos de neurociência aplicada aos negócios na FGV (Fundação Getulio Vargas) e, na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), criou o curso Neurociência Aplicada a Ambientes e Criação, que completou sua 10ª edição em 2022.
Certificada em Design Thinking pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), Andréa atua como consultora de NeuroArquitetura, aplicando seus conhecimentos em projetos significativos, incluindo o renomado escritório Athié Wohnrath (um dos escritórios de arquitetura de maior sucesso do Brasil segundo a Forbes, 2016); consultorias para a FGV (o melhor think tank da América Latina segundo o Global Go To Think Tanks Index, 2020); e colaborações em pesquisas internacionais como o StairWELL, sobre como o design afeta o comportamento, desenvolvida pela DPA Architects em Cingapura/Londres e financiada pelo Design Singapore Council.
- Workshop Online: Introdução à Neuroarquitetura