Casa Moreira

Categorias: Unifamiliar

Localizado num terreno com frente para uma rua estreita caracterizada por pequenas casas de diferentes épocas, o edifício é uma casa no sentido clássico.  De planta quadrada com 12x12m a volumetria do edifício foi definida pelas imposições regulamentares. 

O piso superior recuou 3 metros em relação ao piso térreo para alinhar com o confrontante a Este. A cobertura a duas águas obteve-se pelo ângulo de 45º correspondente à largura da rua em frente da casa. Para Norte, para a Rua, a casa fecha-se sendo a entrada realizada para um pátio, de características mediterrânicas, que permite a ventilação natural no interior durante todas as estações do ano.

A casa abre-se para Sul, para o jardim que é rematado, no extremo oposto, por um tanque que também é uma piscina.

O piso térreo foi criado numa só divisão, a sala da casa também é a cozinha e a zona de refeições. Tudo funciona em redor desse espaço que continua para o jardim.

No piso superior situam-se os quartos e uma zona para as crianças.

Aproveitando a inclinação do telhado conseguiu-se construir um escritório/biblioteca onde as vistas juntam o rio e o mar.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Casa Moreira

Localização

Porto

Arquitetura

César Machado Moreira

Engenharia

2MP


Construtor

Weplan


Data

2015-2018


Fotografias

José Campos

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE