Início em 16/09/2018 até 31/10/2018
O Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos lançou uma chamada para propostas para a curadoria da exposição dos EAU para a 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, que acontecerá entre maio e novembro de 2020.
Curadores em potencial – como arquitetos, designers, artistas, historiadores ou pesquisadores com experiência trabalhando na região dos Emirados Árabes Unidos ou MENASA – são convidados a apresentar uma proposta conceitual para uma exposição que explore um aspeto intrigante da arquitetura ou ambiente construído dos EAU e contribua para a compreensão e o discurso em torno da prática arquitetónica.
“A curadoria da exposição 2020 do Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos é uma oportunidade de prestígio para pesquisar as histórias não contadas dos Emirados Árabes Unidos e compartilhar esse novo conhecimento com comunidades locais e internacionais. Ao mesmo tempo, o Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos é uma plataforma para a geração de ideias inovadoras para o futuro, oferecendo aos EAU a capacidade de conduzir uma conversa global sobre urbanismo, arquitetura e vida no mundo moderno. Encorajamos todos os profissionais interessados a se inscrever e se unir a nós para dar uma contribuição duradoura à nação”, disse Angela Migally, diretora executiva da Fundação Salama bint Hamdan Al Nahyan, comissária do Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos.
“Ao ampliar nosso processo de seleção com esta chamada aberta, o Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos está buscando diversas perspetivas e novas vozes que construirão sobre a nossa reputação de apresentar exposições arquitetónicas ponderadas e profundamente pesquisadas”, disse Laila Binbrek, Diretora Coordenadora da Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos. “Estamos à procura de um tema curatorial que avance um ponto de vista sobre temas críticos em arquitetura e desenvolvimento urbano, e também descubra e reflita sobre a herança dos EAU ou o discurso contemporâneo de uma maneira criativa e globalmente relevante”.
As propostas de conceitos devem apresentar o tema curatorial e a abordagem da exposição através de uma narrativa clara que contextualiza a ideia dentro das discussões da indústria local, regional e global, bem como exposições anteriores do Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos.
Os cidadãos dos Emirados Árabes Unidos, os residentes dos Emirados Árabes Unidos e os candidatos internacionais que podem demonstrar experiência, experiência e compreensão locais são todos elegíveis para se candidatar, individualmente ou como equipes.
Prazos de candidatura
As inscrições serão encerradas à meia noite no horário dos Emirados Árabes Unidos (GMT + 4) em 31 de outubro de 2018.
Os finalistas selecionados serão convidados a apresentar uma proposta completa para a segunda rodada do processo.
Detalhes completos e orientações para submissão estão disponíveis em
United Arab Emirates Pavilion at the Venice Biennale
Arsenale – Sale d’Armi em Veneza, UAE
- Tema: Curadoria para pavilhão na Bienal de Arquitectura de Veneza 2020