
Ana Rita Vale e André Calvete, estudantes do 5º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura (MIArq) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), venceram o primeiro prémio do concurso de ideias ‘Costa del Sprawl’ com a proposta “Costa de la Sombra Crematorium”, seleccionada entre as de 20 equipas escolhidas para a fase final da competição.
O Concurso Internacional de Ideias “Costa del Sprawl”, lançado pela plataforma do atelier Estudio ESSE, desafiou arquitectos, jovens arquitectos e estudantes de arquitectura, a apresentar uma proposta de transformação de uma ruína em betão resultante do “boom” da construção, do final do século XX até ao seu fim abrupto com a recente crise económica e financeira da Europa, na Costa del Sol, uma região turística do sul de Espanha, localizada na comunidade autónoma andaluza. Este Concurso integra um projeto de investigação mais amplo que procura contribuir para melhorar o processo de integração dos imigrantes nas sociedades de acolhimento.
De acordo com a memória descritiva do projecto vencedor “a contradição de um edifício inacabado situado num lugar supostamente próspero foi o ponto de partida da ideia para re-apropriar a ruína de betão. De acordo com estes dois momentos, propuseram um crematório, cujo programa, com duas realidades opostas, encarna a celebração de uma vida de felicidade e os tempos difíceis, ou por outras palavras, o ‘boom’ e o ‘crash'”.
Neste Concurso foram também premiadas as propostas “Modular Sprawl” de Nico (Seong) Hur, “Suspended Blocks // C” de Benoit Bourd, “MAAC” de 23 AGD e “Frontier Hack” de Studio LOL.
As propostas distinguidas, conhecidas a 17 de Agosto de 2017, vão integrar uma exposição itinerante e serão publicadas online.