
A Cosentino apresenta o seu Relatório de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) 2017, no qual resume os diversos compromissos sociais nos quais está envolvida, e que têm uma intervenção directa em diversos campos,
das questões sociais à problemática ambiental
, diretamente ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela empresa.
Descarregue o relatório aqui.
A Cosentino continua a investir fortemente na inovação (SDG 9), como ferramenta essencial para um desenvolvimento sustentável. Em 2017, o investimento em RD&I aumentou em 30% face a 2016, atingindo os 22.5 milhões de euros.
Parte deste esforço na inovação foi enfocado em impulsionar o compromisso da empresa com a produção sustentável e um modelo de economia circular, fiel ao compromisso estratégico da empresa, retratado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 ” Consumo e produção sustentável”. Os produtos ecológicos, que aplicam restos do processo produtivo na sua composição, são uma das provas vivas deste compromisso. Em 2017, a Cosentino produziu 1,2 milhões de metros quadrados de placas com material recuperado, o que representa 19 % da sua produção total, um crescimento de 10% face a 2016.
Neste sentido, a Cosentino voltou a inovar, apresentando a sua própria Planta de Gestão de Resíduos (PGR).
Crescimento do emprego, diversidade e segurança como base para o sucesso.
A multinacional com operação em Portugal continua a apostar no crescimento constante dos postos de emprego. Em 2017, chegou aos 3.975 colaboradores. Deste número, destaque para o aumento do número de mulheres em cargos diretivos, que chegou aos 14,75% em 2017, reforçando o seu compromisso com a igualdade de género.
A Cosentino aposta por um emprego de qualidade (ODS 8), com especial foco na criação de espaços de trabalho seguros para toda a cadeia de valor. No último exercício, a empresa investiu mais de 3 milhões de euros em sistemas de segurança para as suas instalações nos Estados Unidos.
Aposta no talento e numa educação de qualidade
O compromisso da Cosentino com uma educação de qualidade (ODS 4) é visível sobretudo através da Fundação Eduarda Justo, criada em 2006 para impulsar o desenvolvimento económico, social, formativo e cultural da comunidade próxima da Cosentino.
A empresa continua a potenciar a arte e a cultura, tendo colaborado na criação do primeiro museu dedicado a um fotógrafo espanhol, Carlos Pérez Siquier.