Exposição de Álvaro Siza e Colectiva de obra gráfica da Árvore

A Galeria do Museu Municipal de Espinho inaugurou no dia 6 de Março as Exposições de “Desenhos” de Álvaro Siza e a Exposição da Árvore – Centro de Múltiplos e Estampas Originais – Obra Gráfica de Diversos Autores.

 

As exposições estarão patentes ao público até dia 2 de Abril, de Terça a Domingo, entre as 10 horas e as 19 horas.

 

Nesta exposição poderá observar os desenhos do arquitecto Álvaro Siza Vieira, serigraficas dos pintores Ângelo de Sousa, Júlio Pomar, José Emídio entre outros e gravuras dos pintores Carlos dos Reis, Júlio Resende, Ana Maria e Roberto Machado.

 

As oficinas da Árvore são a expressão do apoio e incentivo ao labor produtivo, de estudo e pesquisa que os sócios e convidados têm ao seu dispor no vasto espaço onde funcionam as oficinas de gravuras, litografia, serigrafia, fotografia e cerâmica. A existência e funcionamento das oficinas conferem e marcam a diferença e a singularidade da Árvore.

 

Ano após ano as oficinas da Árvore garantem um significado volume de produção própria de originais exclusivos de autoria dos mais variados artistas, desde os muito consagrados até aos que, pela mão da Árvore iniciam a aventura da afirmação na área das artes plásticas.

 

Desde a sua criação em 1963 a Árvore permitiu e potencial um convívio e aproximação entre as diversas realidades culturais do país numa ambição de descentralizar e, num espírito universalista, fazer cultura estabelecendo um diálogo entre as diferentes sensibilidades culturais.

 

SERIGRAFIA
Iniciada a sua actividade em 1979 a oficina de Serigrafia produziu até hoje alguns milhares de múltiplos, quer em edição da Árvore, quer para satisfazer encomendas do exterior. O número de artistas que assinaram essas serigrafias formam uma longa lista de muitas centenas de nomes.

 

GRAVURA
A oficina de Gravura foi montada em 1983 e nela se têm realizado várias edições feitas por alguns dos mais conhecidos artistas, quer para Árvore quer para encomendas exteriores.

 

LITOGRAFIA
A oficina de Litografia foi montada em 1984 e está equipada com três prelos, dois deles do século XIX e com dezenas de pedras de calcário da Baviera.

 

Imagens: ©Espinho TV

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE