
O arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer, com 102 anos de idade, recebeu a Medalha das Artes e das Letras do Governo espanhol.
Niemeyer foi homenageado pela ministra da Cultura espanhola, Ángeles González-Sinde, e disse estar feliz em poder ajudar através do seu trabalho.
“Eu trabalho muito, felizmente eu sou muito solicitado. Nesse mundo tão cheio de problemas, com meu trabalho eu posso ajudar. A vida é muito mais importante que a arquitectura”, afirmou o arquitecto centenário.
Normalmente, os homenageados vão até Espanha para receber a condecoração. Mas no caso de Niemeyer, por estar com a saúde frágil, a ministra espanhola decidiu ir ao Rio para entregar a medalha pessoalmente ao arquitecto.
Na cerimónia de entrega da medalha, o arquitecto brasileiro contou um pouco da sua vida: “Eu vim de uma família católica. Na minha casa tinha uma igreja, mas aos 17 anos eu comecei a tentar mudar algumas coisas e lutei por muitas delas. O importante hoje é levar para a juventude um pouco de conhecimento.”
Seu maior projecto na Europa é o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, na cidade de Avilés, próxima a Oviedo, em Espanha, que está previsto ser inaugurado em 2011.
“É muito importante esse centro que será inaugurado. Porque a escola vai representar bem a minha arquitectura”, afirmou Niemeyer.
Ainda bastante activo, o consagrado arquitecto edita, junto com a sua esposa, a revista de arquitetura ‘Nosso Caminho’.O número 7 da revista foi lançado a 1 de Setembro numa das suas poucas aparições públicas.
Na publicação, o arquitecto apresenta as suas mais recentes obras, espaços de trabalho, estudos e espaços de uso colectivo com seu estilo de curvas de betão armado.