Casa da Música entre os 25 edifícios com melhor arquitetura do séc. XXI distinguidos pelo “The Guardian”

Categorias: Arquitetura

A lista compilada pelo jornal apresenta os 25 melhores edifícios do século espalhados pelos vários cantos do mundo. O primeiro lugar é ocupado pelo “Tate Modern”, o Museu Nacional de Arte Moderna em Londres.

No sétimo lugar está, então, a Casa da Música. Como se lê no artigo, é “um dos edifícios culturais mais emblemáticos do século” e, acrescenta, “parece íntimo e grandioso”.

O parque suspenso “High Line” (em Nova Yorque), a A Biblioteca Peckham (em Londres), o Museu de Arte de Teshima (no Japão) ou o aeroporto de Madrid-Barajas (em Espanha) são, entre muitos outros, exemplos de edifícios que completam a lista destacada pelo jornal diário britânico.

O projecto Casa da Música foi definido em 1999, como resultado de um concurso internacional de arquitectura que escolheu a solução apresentada por Rem Koolhaas – Office for Metropolitan Architecture. As escavações iniciaram-se ainda em 1999, no espaço da antiga Remise do Porto na Rotunda da Boavista, e a Casa da Música foi inaugurada na Primavera de 2005, no dia 15 de Abril.

A Casa da Música é o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à Música, seja no domínio da apresentação e fruição pública, seja no campo da formação artística e da criação.

A Casa da Música é uma referência fundamental da arquitectura contemporânea, atraindo visitantes de todo o mundo, que lhe elogiam a ousadia, a imponência e a versatilidade.

Não é a primeira vez que a Casa da Música é distinguida. Em 2014, a companhia Emporis divulgou um top 15 das salas de concertos “mais espetaculares do Mundo” . O edifício português ficou em segundo lugar, ao lado de salas como o Auditório de Tenerife Adán Martín, Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, ou a Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles.

 

Consulte aqui o projeto

 

©Direitos reservados

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE