Palacete da Quinta Marques Gomes

Para a extensa área da Quinta Marques Gomes desenvolveu-se um loteamento onde começam agora a nascer as primeiras habitações.

Escolheu-se intervir no palacete da quinta, construído no início do século XX, para o utilizar como stand de vendas do empreendimento.

Privilegiadamente localizado junto à barra do Douro, com vistas para o mar e para a foz do rio, de construção rica e cuidada, o edifício esteve durante anos abandonado, foi pano de fundo para grafites, alvo de pilhagens e encontrava-se em avançado estado de degradação.

Optou-se por uma intervenção contida de carácter escultórico: consolidar estruturalmente o edifício recorrer a elementos que apenas tocam pontualmente nas paredes existentes para se agarrarem, podendo facilmente soltar-se de novo.

Inventa-se um espaço, acentuadamente dramático, para desempenhar temporariamente a função de stand de vendas, funcionando também como cartão de visita do empreendimento. Garante-se que a construção mantém a sua essência, podendo vir a ser, mais tarde, alvo de outra intervenção.

 

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Palacete da Quinta Marques Gomes

Localização
Vila Nova de Gaia, Portugal

Arquitectura
FCC Arquitectura

Design Interior
Paulo Lobo

Engenharia
VHM

Construtor
Oreco

Fotografias
Bruno Barbosa

Área de implantação
537,50m2

Área de construção
236,40m2

Ano
2012 – 2013

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE