Ferramentas para Arquitetura em Remoto

Categorias: Arquitetura

Sei, é exagerado, todo este falar sobre trabalho inteligente / trabalho remoto. Exceto que não é. É apenas o início; agora que somos forçados a enfrentá-lo, estamos criando um novo mundo ao longo do caminho, que oportunidade!

Especialmente para ateliers de arquitetura de médio e pequena dimensão, este é um grande desafio. A maioria dos ateliers não tem equipamentos e estrutura para trabalhar remotamente, mas, na minha experiência, este não é o problema real. Existem várias maneiras de organizar o trabalho remotamente de maneira prática e rápida (spoiler: mais sobre isso mais a frente). O verdadeiro problema, como em qualquer empresa, é a Confiança.

Confiança nos seus colaboradores que fazem o trabalho sem o seu Controlo; Confiança em Delegar trabalho; Confiança na dinâmica da Comunicação; Confiança no Trabalho em Equipa – aquele verdadeiro, não gestão de ego, mas solução de problemas; e, acima de tudo, Confiança em si mesmo e na sua capacidade de Aprender uma nova maneira de trabalhar e criar.

Um sistema baseado no tradicional “one-man show”, o paradigma do atelier de arquitetura há séculos, já não é válido e está morto há muito tempo, mas alguem ainda não percebeu.

Aqui pode encontrar uma coleção de artigos e conteúdos sobre o Trabalho Criativo, as Plataformas Remotas que podem ajudá-lo a estruturar o seu trabalho e a sua equipa, e o que precisamos para construir a Confiança.

PS: Todos têm a sua maneira de construir confiança nas suas próprias habilidades. A minha sempre foi Agir, dando um passo ou um salto e já está. Se está procurando sugestões ou uma troca de pontos de vista, vamos conversar!

Se estiver interessado em encontrar ferramentas para Arquitetura em Remoto que o ajudarão a navegar nesta nova fase, veja a VB::ToolBox com uma coleção de links e informações úteis.

Como discutido na minha Newsletter anterior, Criatividade e Organização trabalham juntas e Organização não significa Controlo ou Hierarquia. Este artigo explica o que significa gerir uma equipa criativa e o que implica.

Já existem exemplos de empresas de arquitetura que funcionam perfeitamente e que adotaram um modelo flexível para o trabalho em equipa. Ed Bourget, da SAAM Architects em Boston, explica a cultura por trás de sua estratégia.

Qualquer que seja o modelo adotado, Francis Frei, da Harvard Business School, fala sobre os três componentes da Confiança em qualquer organização.

Microgestão, o meu pesadelo pessoal como colaboradora: não ser independente na organização do meu trabalho, na tomada de decisões menores, sem mencionar a escolha das fontes … O negócio de Chieh Huang é diferente da arquitetura, mas o problema é o mesmo: onde está o limite de controlo.

Trabalho inteligente ou trabalho remoto não significa simplesmente trabalhar a distância, mas acima de tudo é uma nova mentalidade da qual derivam novos processos de trabalho. Lombardini22, o mais importante atelier de arquitetura na Itália, ilustra este conceito no seu Blog (em italiano).

Compartilhe as suas experiências de trabalho remoto e arquitetura em remoto comigo. Teria prazer em compartilhá-las nos meus canais e iniciar um debate construtivo sobre a nossa nova dinâmica de trabalho.

LINKS
PDFS
Galeria
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗖𝗢𝗻𝗩𝗜𝗗𝗮 𝗧𝗼𝗱𝗼𝘀

Uma ação informal por um bom motivo

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.