Assíncrono

Categorias: Arquitetura

Ultimamente, tenho descoberto os conceitos de Síncrono e Assíncrono no workflow e na comunicação. Assincronia na programação de computadores significa escrever eventos que ocorrem fora do fluxo principal do programa e no mesmo prazo. Essa abordagem permite que o programa continue sem ser “bloqueado” aguardando a resposta de tais eventos.

A comunicação assíncrona se traduz em ausência de urgência, em levar o tempo preciso para responder e agir de acordo. Significa focar-se melhor, adaptar-se ao próprio ritmo, sem ser incomodado a cada poucos minutos. É por isso que alguns de nós gostamos tanto de trabalhar em casa: sem interrupções do colega ao lado ou do chefe que aparece de repente.

O que acho esclarecedor é como essa nova dinâmica dá um novo significado à “sincronização”: encontrar-se, debater, partilhar as nossas ideias. Quando precisamos reservar tempo e espaço para participar numa conversa, somos mais cuidadosos e presentes, e as trocas geradas são significativas e propositadas.

Por outro lado, como compartilhar a cultura e os valores da empresa quando não estiver no mesmo espaço físico se torna um novo desafio. Talvez se poderia assistir a um filme juntos ou organizar um clube do livro, onde partilhar o nosso ponto de vista, como nós sentimos sobre situações e problemas específicos, e leading by example.

Entre as muitas coisas, agora estamos a aprender uma nova maneira de comunicar no trabalho, assíncrona, focada no importante e não no urgente, e estamos aprendendo novamente como é precioso sincronizar-se.

Os Corporate Rebels são uma grande fonte de conhecimento. Neste artigo sobre a Revolução Remota falam sobre como comunicar de forma eficiente no trabalho – sim, de forma assíncrona -, como os escritórios se tornarão um local para reuniões e sessões criativas – food for thought para os arquitetos – e como desistir do horário das 9 às 5.

Basecamp é um software de project management e team communication especializado em trabalho remoto. Quem melhor que eles pode descrever como deve funcionar a Comunicação Interna!

A melhor forma de Assincronia permite entender o próprio ritmo, como entrar no próprio fluxo criativo, para ser mais produtivo enquanto equilibrado. E mais uma vez, é um hábito que se pode aprender e uma mentalidade que se pode desencadear.

Artigo de Veronica Baraldi . vb@veronicabaraldi.net

LINKS
Galeria
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal