Como limpar uma salamandra a lenha corretamente

As salamandras são uma solução eficaz e de qualidade para dar calor a qualquer casa, seja ela rústica ou moderna, ou mesmo a qualquer espaço exterior, devido ao seu poder de aquecimento e conservação de calor. Uma salamandra é a solução ideal para muitas das casas dos Portugueses, que não têm que gastar eletricidade com aquecedores ou ar condicionados que acabam por não ter um efeito tão imediato e duradouro como uma salamandra tem.

 

Como qualquer equipamento, uma salamandra requer manutenção, e a limpeza de uma salamandra a lenha é vital para o seu correto funcionamento e para a longevidade do material. E como nem sempre limpar uma salamandra pode ser tão fácil como pensa, principalmente para pessoas que a têm há pouco tempo, deixamos-lhe algumas diretrizes que deve seguir para que tudo corra pelo melhor.

 

Siga as informações do fabricante

Quando compramos uma salamandra, devemos olhar para as instruções de manutenção do fabricante. Estas podem ser mais específicas que as nossas dicas, pois as nossas dicas são generalizadas e não específicas para um modelo. Por isso, o fabricante poderá ter informações mais concretas sobre o que poderá fazer para limpar a sua salamandra a lenha, e estas devem ser consultadas sempre em primeiro lugar.

 

A pressa é inimiga da perfeição

Para começar a limpar uma salamandra a lenha é necessário deixá-la arrefecer completamente. O tempo poderá variar, dependendo do modelo, da lenha que usou e da temperatura ambiente, no entanto limpar uma salamandra ainda quente pode criar um risco elevado e desnecessário de se queimar, pelo que deverá aguardar pacientemente ou limpá-la no dia seguinte.

 

Remover as cinzas

A primeira coisa que deve fazer é preparar a remoção das cinzas, que podem ser feitas com a ajuda de uma pá ou escova adequada, dependendo do tamanho das cinzas. Se as cinzas estiverem completamente frias poderá coloca-las num saco de plástico e depois no lixo, no entanto se verificar que ainda estão mornas devem coloca-las num recipiente próprio e resistente ao calor.

 

Limpar a chaminé

O segundo passo é a limpeza da chaminé, que fica suja com pó das cinzas que ao longo do tempo se acumula. Existem escovas de chaminé ou profissionais especializados em limpezas de chaminé de cinzas, quando estas são grandes, pelo que caberá a si decidir o que fazer. A limpeza de uma chaminé de uma salamandra não deve ser descuidada, porque um bom fluxo de ar é importante para a sua saúde e também para a eficiência da salamandra.

 

Limpe o vidro

Agora que tratou das cinzas e da chaminé, está na altura de darmos atenção ao vidro. O vidro poderá ter fuligem ou resíduos acumulados, e este deve ser limpo com um pano macio e ainda com um limpa vidros bom e poderoso para que o vidro fique em perfeito estado de uso para a próxima vez.

 

Superfícies externas

Agora que tudo está limpo por dentro, deve dar a sua devida atenção ao que está por fora, nomeadamente as superfícies externas que podem ser a parte de cima da salamandra, o vidro por fora, os pés, etc. É importante nesta última etapa deixar tudo limpo por fora, já que o principal por dentro encontra-se já limpo, e ter em consideração que fazer uma manutenção generalizada da salamandra a lenha fará com que esta fique mais limpa e lhe ofereça um melhor calor.

 

É difícil limpar uma salamandra a lenha?

Em conclusão, podemos dizer que não é difícil limpar uma salamandra a lenha e que estas etapas parecem fáceis e efetivamente úteis para prolongar a vida da sua salamandra, e que se seguir as nossas instruções conseguirá precisamente fazer isso. Estes são produtos que raramente se avariam e de uma durabilidade grande, pelo que cabe a si manter essa durabilidade executando periodicamente este tipo de manutenções.

Galeria
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»