Como melhorar a eficiência energética na renovação de edifícios?

Como melhorar a eficiência energética na renovação de edifícios? – A renovação de um edifício é uma oportunidade de melhorar a sua eficiência energética, minimizando o seu impacto ambiental e tornando-o mais confortável. Na Saint-Gobain contribuímos para este movimento positivo com um amplo conjunto de soluções.

A maior parte do parque edificado nacional corresponde a edifícios com mais de 15 anos, anteriores à legislação que criou o sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), implementado em 2007 a partir da transposição da Diretiva Europeia de Desempenho Energético dos Edifícios.

Neste contexto, é fácil concluir que a implementação de intervenções de melhoria da eficiência energética em ações de renovação destes edifícios terá efeitos positivos a vários níveis:

  • Melhoria das condições de habitabilidade e utilização, aumentando os níveis de conforto térmico sem aumentar os custos energéticos associados;

  • Redução do consumo de energia decorrente do funcionamento dos edifícios, que representa cerca de 35 a 40% no consumo global de energia primária, e redução das consequentes emissões de dióxido de carbono, o que só na UE poderá ascender a 400 milhões de toneladas anuais;

  • Incentivo ao desenvolvimento do mercado das soluções que promovem a eficiência energética, estimulando a inovação e o desenvolvimento de tecnologias de valor acrescentado para a qualidade do edificado.

Certificado energético, sabe o que é?

O documento de base da certificação energética de edifícios é o certificado energético que, além da caracterização de cada fração do ponto de vista da eficiência energética, é um verdadeiro guia para a reabilitação com foco na melhoria das condições de conforto.

Neste documento, produzido por um perito qualificado a partir da avaliação realizada ao imóvel, encontramos a seguinte informação:

  • Avaliação da eficiência energética, numa escala intuitiva de F a A+, correspondente ao enquadramento relativo a um referencial de eficiência;

  • Caracterização do imóvel do ponto de vista das características construtivas (isolamento térmico da envolvente exterior, isolamento das janelas,  sistemas de ventilação e aquecimento de águas sanitárias) e respetivo impacto no consumo de energia;

  • Proposta de medidas de melhoria nas características de construção e de instalação de sistemas e equipamentos de maior eficiência, estimando o respetivo impacto na redução de consumo de energia e na poupança em custos associados.

Para complementar a informação disponível no certificado energético, a Saint-Gobain disponibiliza, através das diversas marcas (ISOVER, Placo®, Weber e Building Glass), um conjunto vasto de documentos e sites que abordam o tema e propõem soluções para a melhoria do comportamento térmico no contexto da renovação dos edifícios.

Descobre-os aqui:

Já conheces o Programa Renovação Multi-Conforto?

A Saint-Gobain oferece ainda um programa designado Renovação Multi-Conforto, que visa a melhoria do habitat através da implementação de soluções e sistemas com impacto no desempenho energético, na saúde e no bem-estar geral, através da melhoria do conforto térmico, acústico, luminoso e da qualidade do ar.

No que respeita, por exemplo, ao conforto térmico dos edifícios em contexto de renovação as soluções são muito diversas, nomeadamente:

  • Sistemas ETICS da Weber para isolamento térmico de fachadas pelo exterior;

  • Sistemas de isolamento térmico pelo interior em fachadas e coberturas, combinando materiais isolantes em lã mineral da ISOVER e sistemas de placa de gesso da Placo®;

  • Sistemas de fachada ventilada e integral Placotherm®, combinando materiais de isolamento Isover e estruturas e placas de gesso para exterior Placo;

  • Sistemas de vidro duplo e triplo Climalit Plus para envidraçados de elevado desempenho térmico e luminoso.

LINKS
Galeria
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?