Da importância do OpenBIM

Categorias: Arquitetura

Da importância do OpenBIM | Artigo de Fábio Gomes – Arquitecto . Galbilec

Hoje todos sabemos da presença do BIM no mercado, sabemos também que muitos ignoram essa necessidade e assim continuam com um atraso de 20 anos.

Mas será que quem já deu o primeiro passo entende a verdadeira vantagem do OpenBIM? Mas o que é afinal o OpenBIM?

Na interação entre equipas existe um défice de troca de informação nos processos que são elaborados de forma independente, normalmente baseados apenas numa software e desprezando, mesmo que de forma ligeira, o trabalho de conjunto, possivelmente elaborados noutros softwares.

O nosso caminho na Galbilec tem sido de alertar todos os agentes desta realidade e para que consigamos colocar cada um a trabalhar no software que achar ideal para produzir o seu trabalho, mas sempre com a colaboração em perspetiva.

Contudo, já toda a gente conheceu alguém que responde da seguinte forma quando se tentam melhorar processos: “Já faço isto há tanto tempo desta forma e não vejo ninguém a fazer melhor!”.
Pois aqui reside o nosso primeiro obstáculo e a primeira explicação para o facto de a Indústria da AEC ser das que menos evoluiu nos últimos 30 anos ou mais.

Recentemente o Centro da Engenharia das Instalações Integradas, da Universidade de Stanford, elaborou um estudo onde 32 projetos, desenvolvidos total ou parcialmente em BIM, mostraram que foi possível reduzir em 40% o número de alterações executadas em obra e sobretudo que se poupou 10% do valor do final de obra devido a deteções de colisões de projetos antecipadas.

Estes são os resultados de uma colaboração em OpenBIM. No entanto a aplicabilidade desta metodologia para a aprovação em entidades publicas continua muito dificultada. Continuando o setor público a atuar na retaguarda da evolução tecnológica.

Na Galbilec acreditamos num método de trabalho aberto e transparente, como tal, temos levado esta tarefa muito a sério e estamos comprometidos em levar o trabalho colaborativo para um novo patamar já em 2022.

Artigo Fábio Gomes – Arquitecto publicado na Anteprojetos 

Galeria
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.