O despertar de uma nova realidade arquitetónica

 

Existe hoje uma nova realidade arquitetónica decorrente da diferente utilização que as pessoas fazem dos espaços? Estarão realidades como o teletrabalho a despertar a sociedade para uma nova realidade arquitetónica? A Spot desafiou os arquitetos Vítor Marques, Miguel Ribeiro e Armando Amaro, da OFFA Arquitetura, em Braga, a responder a algumas dessas questões…

Diferentes necessidades e novos usos dos espaços

A arquitetura da Offa, abreviatura de Office of Feeling Architeture, praticamente dispensa apresentações e a resposta do mercado a esta arquitetura disruptiva continua a ser altamente positiva. “Apesar de toda esta situação a procura aumentou. O confinamento fez com que as pessoas começassem a viver os espaços de uma forma completamente diferente. Acredito no despertar para uma nova realidade arquitetónica, com a valorização dos espaços exteriores e a necessidade de mais zonas de trabalho no lar. Há hoje uma nova visão sobre a casa.”, revela Vítor Marques. “O espaço dedicado ao escritório, por exemplo, foi algo que se veio a perder com o tempo e está agora a voltar a ter o seu lugar nas habitações.”, acrescenta Miguel Ribeiro.

Armando Amaro vai mais longe nesta perspetiva sobre uma possível mudança de paradigma: “Numa visão mais futurista, à medida que a sociedade avança para uma sociedade mais eletrónica, a dimensão dos espaços públicos pode vir até a reduzir, ao deixarem de comportar tanta gente. Acredito que esta pandemia trouxe a aceleração do online, que, no meu entender, vai influenciar o uso arquitetónico dos espaços.”

Os desafios

Trabalham a geometria, jogando com formas quase impossíveis, que edificadas desafiam a razão. Consideram a arquitetura como um campo de possibilidades, validadas pela técnica e pela gravidade, algo bastante percetível em cada uma das suas obras. O nome OFFA continua a crescer em Portugal e além-fronteiras. Com projetos a decorrer um pouco por todo o país. O desafio é agora conseguir dar resposta a todas as solicitações e continuar a fazer um acompanhamento próximo das diferentes obras em curso. Em breve um prédio na rua do Caires, novos loteamentos e habitações e projetos de maior escala a espreitarem no horizonte. 2020 está a ser, apesar das circunstâncias, um dos melhores anos da OFFA Arquitetura, com o mercado a valorizar esta liberdade conceptual que desenha em cada projeto uma linguagem muito própria. Uma arquitetura que desconstrói para construir essa marca que perdura no tempo, para lá dos limites do expectável…

www.offa.pt

Entrevista realizada pela Revista Spot

Galeria
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Livro Redes Sociais 360

COMPRAR AGORA  

Webinars Leca®

Inscreva-se!