Os 10 programas mais utilizados pelos arquitetos

Categorias: Software

Os 10 programas mais utilizados pelos arquitetos – Existem muitos programas de arquitetura disponíveis no mercado: softwares CAD, softwares BIM, software para renderização e pós-produção.

Escolher o software mais adequado pode levar tempo e várias pesquisas. A escolha não trata apenas das funcionalidades e dos valores, mas deve levar em consideração o fluxo de trabalho e as diferentes necessidades do projeto. Na hora de escolher o melhor software para o seu projeto, é bom se perguntar:

– O que o cliente precisa?

– O que o projeto precisa?

– Quem vai trabalhar neste projeto?

 

Este artigo pretende abordar as diferentes soluções disponíveis no mercado, para que você possa fazer a melhor escolha para o seu trabalho!

1 – Edificius

Edificius, desenvolvido pela ACCA software, é uma ferramenta poderosa para arquitetos graças a suas funcionalidades de modelagem 3D/BIM e renderização em tempo real. As funcionalidades de projeto arquitetônico são acompanhadas por recursos 4D e 5D. Ou seja, ele não se limita ao projeto de um edifício, permitindo monitorar todo seu ciclo de vida. Edificius oferece uma ampla gama de recursos:

– desenho em 2D ou 3D;

– modelagem com objetos BIM paramétricos;

– acesso a milhares de itens da biblioteca online do software;

– renderização integrada com design 3D/BIM, graças ao poderoso mecanismo de renderização AMD Radeon™ 2.0 Ray Tracing e inteligência artificial;

– modelagem BIM a partir de nuvens de pontos.

Edificius é uma solução completa que atende a diversas necessidades:

– Adequado para projetos de grande porte onde é necessário abordar diferentes aspectos do projeto, graças à integração de várias disciplinas (arquitetura, HBIM, design de interiores e exteriores, instalações MEP, e outras).

– Para freelancers que devem colaborar com outros profissionais, graças à capacidade de importar e exportar no formato padrão IFC com a garantia da certificação buildingSMART International.

– Para iniciantes em BIM que querem se tornar imediatamente operacionais, graças à sua interface intuitiva, aos cursos de treinamento e à assistência técnica disponíveis no período de teste gratuito.

2 – Archicad

Archicad é um software de projeto arquitetónico desenvolvido pela Graphisoft. Ele pode ser usado para criar desenhos 2D, visualizações e animações 3D, desenhos técnicos e renderizações. O software possui uma biblioteca de componentes pré-definidos. Os principais recursos do software incluem:

– importação e exportação de arquivos em diversos formatos;

– biblioteca de objetos (parede, laje, telhado, janela, porta, móveis, etc.);;

– ferramentas avançadas de modelagem 2D e 3D;

– capacidade de trabalhar a partir de dados de edifícios existentes, especialmente no contexto de um projeto de renovação de edifícios;

– controle sobre cores, materiais, texturas e efeitos de iluminação;

– configurações de ângulo de visão.

É adequado tanto para projetos de construção em pequena escala quanto para projetos muito mais complexos.

3 – SketchUp

SketchUp é um software de design 3D desenvolvido pela Trimble. Embora não seja desenvolvido exclusivamente para projetos de construção, possui um grande número de plugins que agregam funcionalidades específicas. Entre os vários recursos do SketchUp, os mais comuns são:

– desenho 2D e 3D com linhas, arcos, retângulos, polilinhas, curvas e círculos;

– possibilidade de criar grupos de objetos (por exemplo, um grupo de tijolos) para organizar melhor o modelo e editar vários objetos ao mesmo tempo;

– acesso a uma grande biblioteca (3D Warehouse) com cerca de 2,2 milhões de modelos;

– renderização em diferentes estilos gráficos (esboço à mão, aquarela, desenho técnico, foto, etc.).

O SketchUp está entre as ferramentas de modelagem 3D mais populares, pois é um software intuitivo e gratuito.

4 – AutoCAD

AutoCAD é um programa utilizado por arquitetos, engenheiros e projetistas para criar modelos 3D e desenhos 2D. As principais características incluem:

– ferramentas de modelagem e visualização 3D;

– desenhos 2D com ferramentas para desenhar linhas, arcos, círculos e formas;

– renders foto realistas.

– possibilidade de colaboração em equipe.

AutoCAD é uma ferramenta particularmente popular para desenhos 2D e para funções de anotação: pode ser uma boa escolha se você estiver trabalhando em projetos simples ou que não requerem o BIM.

5 – Lumion 3D

Lumion 3D é um software de renderização 3D que permite que arquitetos e projetistas transformem seus projetos em imagens e vídeos foto realistas. As principais características incluem:

– renderização em tempo real;

– rica biblioteca de materiais para adicionar realismo ao projeto;

– objetos como árvores, pessoas, carros para enriquecer a visualização arquitetônica.

Lumion 3D é a solução para quem só precisa renderizar 3D e apresentar seus projetos graças à facilidade de uso e rapidez de cálculo do software.

6 – V-Ray

V-Ray é um mecanismo de renderização que possui muitos recursos e funções, que podem ser usados para criar imagens de alta qualidade. V-Ray tem uma variedade de recursos, incluindo:

  • uma ampla gama de opções de iluminação que facilitam a criação de cenas realistas;
  • uma variedade de materiais, permitindo a criação tanto de superfícies simples como de materiais complexos, como vidro, metal e plástico;
  • renderizações rápidas.

O diferencial deste software reside na sua velocidade, então se a sua prioridade for criar renders rapidamente, este programa pode atendê-la!

7 – Revit

Revit é um programa utilizado por arquitetos para arquitetos, engenheiros e projetistas que trabalham com BIM, para criar projetos e documentações para a construção de edifícios com grande precisão. Os recursos do Revit incluem:

– criação de modelos 3D através de ferramentas simples para desenhar paredes e outros elementos em uma planta existente ou adicioná-los do zero;

– desenho de pisos e cortes a partir do modelo 3D;

– impressão e exportação em vários formatos;

– gerenciamento de documentos do projeto e compartilhamento com outros membros da equipe.

A presença de vários recursos avançados torna o Revit um software completo que requer um investimento de tempo para o aprendizado; no entanto, pode ser a ferramenta certa para quem tiver que trabalhar com várias pessoas no mesmo projeto, graças às funções avançadas de colaboração e comunicação.

8 – Promob

Promob é um software de renderização arquitetônica que permite criar facilmente renders profissionais e precisos. As principais características deste software incluem:

– customização do tamanho e formato dos espaços do projeto;

– materiais realistas para a personalização de cada detalhe;

– vários objetos 3D para adicionar na renderização.

O software oferece recursos específicos para criar renders profissionais e precisos rápida e facilmente: esse é exatamente o aspecto que pode tornar o software a solução certa para o seu trabalho.

9 – SimLab

SimLab é um programa utilizado por arquitetos, projetistas e engenheiros que permite importar modelos 3D de vários formatos, criar seus próprios modelos do zero e modificá-los. Suas principais características incluem:

– grande biblioteca de objetos 3D;

– importação e exportação de diversos formatos;

– criação de imagens e animações de alta qualidade;

– adicionar anotações e comentários.

O software é muito fácil de usar e sua interface é intuitiva. O Simlab é de fato uma ferramenta projetada para pessoas que desejam criar e modificar modelos 3D com facilidade sem ter que enfrentar a complexidade de um programa CAD profissional.

10 – 3ds Max

3ds Max é um programa utilizado por arquitetos e projetistas que desejam criar modelos modelos tridimensionais de seus projetos. Alguns dos principais recursos e funções deste software incluem:

– ferramentas avançadas de renderização;

– ferramentas de gerenciamento de cena;

– possibilidade de edição de materiais;

– projeto de paisagismo em tempo real;

– design de interiores, incluindo móveis e acessórios.

O Autodesk 3ds Max foi desenvolvido em duas versões: Autodesk 3ds Max, desenvolvido especificamente para desenvolvedores de jogos e designers gráficos; e Autodesk 3ds Max Design, focado na visualização arquitetônica. O 3ds Max é uma ferramenta versátil adequada para profissionais que precisam visualizar e comunicar suas ideias de design.

O futuro dos arquitetos: Building Information Modeling

Analisamos alguns dos melhores e mais populares softwares para arquitetos e destacamos o que caracteriza cada um, distinguindo entre softwares CAD e softwares BIM. É indubitável que o BIM revolucionou a forma como os arquitetos projetam e constroem edifícios, graças à:

– melhor coordenação entre os membros da equipe;

– maior precisão;

– um processo de construção mais eficiente.

 

Caso ainda não utilize o BIM, convidamos a experimentar esta nova tecnologia e experimentar em primeira mão os benefícios extraordinários que ela pode trazer ao seu trabalho.

 

DESCUBRA TUDO > AQUI

LINKS
Galeria
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »