Quais os 3 parâmetros mais importantes de uma rede fibra de vidro de qualidade?

Quais os 3 parâmetros mais importantes de uma rede fibra de vidro de qualidade?

Qualquer reforço deve atender a alguns parâmetros básicos, mas extremamente necessários e importantes. A rede fibra de vidro de alta qualidade é uma parte importante dos sistemas de fachadas e reboco interno, pois pode evitar fissuras e reduzir o risco de danos mecânicos à superfície.

 

Uma rede de fibra de vidro de fraca qualidade colocará em causa todo o sistema em que está inserida. Se um componente tem uma vida útil mais curta que os outros, pode comprometer significativamente a vida útil do sistema como um todo.

 

A Vimaplás, produtora de redes em fibra de vidro há mais de 25 anos, realça os 3 parâmetros mais importantes para o ajudar a avaliar uma rede de qualidade que permitirá uma maior durabilidade das fachadas e rebocos e preservar a sua aparência.

 

  • ✔ Alongamento. Um reforço deve ser resistente ao stress pelo que o alongamento é um fator importante a ter em conta na qualidade das redes em fibra de vidro. Normalmente, é apresentado em forma de percentagem e o seu valor deve ser o mais baixo possível.

 

  • ✔ Resistência à tração. A par com o alongamento encontra-se a força do tecido. Dependendo da aplicação os valores podem variar, mas nos sistemas ETICS (Capoto), por exemplo, a norma ETAG 004 aconselha para as redes uma resistência à tração após envelhecimento artificial igual ou superior a 20 N/mm e não inferior a 50% da resistência à tração no estado novo.

 

  • ✔ Resistência aos álcalis. O vidro de reforço mais comum usado na construção não é resistente aos álcalis. A durabilidade terá de ser garantida por um revestimento antialcalino. O tecido de vidro cru é coberto por uma substância química que envolve e protege as fibras “nuas” dos efeitos da alcalinidade. O tipo e a qualidade do revestimento utilizado têm, assim, uma importância preponderante na longevidade da rede. A qualidade do acabamento desempenha ainda um papel importante na estabilidade do tecido durante o seu manuseamento/aplicação.

 

Neste sentido, as redes fibra de vidro Viplás® preenchem todos os requisitos de qualidade pois têm a mais elevada garantia de qualidade do mercado Português: a Homologação pelo LNEC. (Download dos Documentos de Homologação: 👉DH 941 e 👉DH 942).

Podemos oferecer aos nossos clientes uma gama de redes em fibra de vidro cuja qualidade e reconhecimento não têm paralelo no mercado português, para as mais variadas aplicações, como sendo os sistemas ETICS (Capoto), revestimentos de impermeabilização de ligante sintético, rebocos tradicionais e não tradicionais, estuques de gesso, entre outros.

 

Quer saber mais sobre a qualidade das redes Viplás®?

👉Clique aqui para ver as redes Viplás® e conferir as suas fichas técnicas.

LINKS
Galeria
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE