ResiCAD/HidroCAD

Categorias: Produtos

STTEI disponibiliza duas ferramentas indispensáveis para o projeto e cálculo e análise de redes de abastecimento e saneamento de água – HidroCAD e ResiCAD – as quais se integram totalmente com a tecnologia Autodesk. O HidroCAD permite realizar a simulação de redes de abastecimento de forma simples e automática, importa o modelo geométrico

diretamente do CAD, sendo os restantes dados definidos no próprio programa. As regras de dimensionamento também estão incorporadas. O programa possui um conjunto de utilitários que ajudam a “filtrar” o modelo importado, ajustando ou corrigindo erros de uma forma automática.

 

O modelo de cálculo possui nós redundantes, principais e internos. Só os nós principais que participam ativamente no modelo de cálculo fazem parte da matriz de cálculo. Os redundantes são tratados de uma forma automática, reduzindo a complexidade do modelo e aumentando a fiabilidade. Os internos não entram na matriz de cálculo mas o programa

determina o respetivo caudal e velocidade. Permite simular caudais populacionais distribuídos pela rede, que será afetado de um coeficiente de densidade, de forma a concentrar mais caudal onde é necessário, assim permite a colocação de caudais concentrados para simular saídas de caudal para outras redes ou por causa de caudais especiais. O equilíbrio do modelo será realizado através dos “pontos adução” que serão a ligação do modelo ao exterior. Em termos de simulação, poderá ser realizada a descativação de troços, de forma a saber como é que a rede funciona sem os mesmos. O programa poderá aumentar o diâmetro dos troços através da verificação da velocidade limite regulamentar. O cálculo está preparado para simular situações existentes, assim como, verificar quais os locais onde é possível a colocação de bocas ou marcos de incêndio. A visualização do modelo será realizada em planta, assim como em 3D, apresentando o terreno e a linha piezométrica. Com uma excelente capacidade de simulação, as rotinas internas simplificam o modelo de cálculo, de forma a minorar eventuais problemas matemáticos.

 

Permite também interagir facilmente com o modelo para o melhorar e corrigir erros. O conjunto de utilitários e avisos de erro, possibilitam  a correcção rápida de modelos complexos.

 

 

 

 

 

 

 

LINKS
Galeria
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas