Sismos em Portugal – Importância da arquitectura e engenharia

Prevenção sísmica em Portugal

Já passaram 263 anos desde que o sismo de grande magnitude e violência abalou Lisboa e a questão mantém-se "será que Portugal estará preparado para sofrer outro sismo de grande
magnitude?" Pois bem, a comunidade cientifica de especialista de arquitectura e engenharia mantém opinião que Portugal continua sem preparação para reagir a uma catástrofre natural 
de tal magnitude. As zonas do Algarve, Costa Alentejana, Lisboa e Vale do Tejo são as zonas de mais alto risco sísmico do país.

Regulamentação em Portugal existe? 


Portugal possui regulamentação que se for aplicada conduz às construções seguras 
do ponto de vista sísmico, no entanto, é preocupante a falta de fiscalização das obraspara garantir o cumprimento dos projectos em obra, estando grande parte dos edifícios a não cumprir a regulamentação e em caso de dismo estaremos perante um cenário devastador.

A mensagem que a Mjarc Arquitectos deseja passar, a existência de equipas multidisciplinares é uma condição essencial não só na elaboração de projectos e na execução da obra como também na fiscalização da obra, nomeadamente para supervisionar e controlar: a conformidade com as disposições contratuais e com a legislação em vigor. 

Galeria
LINKS
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

Tectum First

Sistema Técnico para Telhados Tectum®-First