De produtos de limpeza a soluções de arrumação na casa de banho, a Roca sugere diferentes opções de como manter este espaço sempre limpo.
Apesar da casa de banho ser normalmente a divisão mais pequena da casa, pode acabar por ser uma das mais difíceis de limpar. Gavetas demasiado pequenas que não permitem ter tudo organizado, espaços reduzidos e de difícil acesso ou as manchas de calcário antiestéticas são apenas alguns exemplos das dificuldades encontradas quando se trata da limpeza e arrumação de casas de banho pequenas. A Roca sugere algumas práticas de limpeza que serão uma grande ajuda.
Para manter a casa de banho limpa e brilhante, é essencial utilizar os produtos adequados quando se trata de limpeza em profundidade de áreas desafiantes como as juntas dos azulejos ou o fundo da sanita. A lixívia e os sprays anticalcário são eficazes e cumprem a respetiva função, mas os produtos de limpeza naturais estão a ganhar cada vez mais adeptos e são muito fáceis de preparar. O vinagre branco é um ingrediente de eficácia comprovada e é utilizado em vários produtos naturais de limpeza. Pode ser combinado com outros componentes, como o bicarbonato, para garantir um espaço de banho livre de germes, sem recorrer a substâncias tóxicas. O limão e os óleos essenciais são outros dois ingredientes naturais muito populares. Existem muitos produtos de limpeza com aroma fresco a limão, pois este, além de ter propriedades revigorantes, é também um produto de limpeza muito eficaz. Os óleos essenciais de lavanda, pinheiro e eucalipto são a solução ideal para a limpeza de superfícies. Com algumas gotas nos produtos de limpeza caseiros está assegurado um aroma agradável e superfícies brilhantes.
Arrumação de Casa de Banho
Se a casa de banho estiver bem organizada, é mais fácil mantê-la limpa. Limpar as gavetas do espaço de banho pelo menos uma vez por ano e deitar fora todos os produtos cujo prazo de validade já tenha terminado é fundamental. Depois de feita essa separação, devem ser reorganizados os objetos. Os móveis grandes para espaço de banho são essenciais para guardar as toalhas, o papel higiénico e outros artigos de uso frequente. Para os acessórios mais pequenos, como pincéis de maquilhagem, cotonetes de algodão ou máquinas de barbear, existem organizadores de gavetas onde é possível definir um espaço em particular para cada artigo. Os armários com espelho são outra opção para guardar os produtos de higiene e manter a bancada ou o lavatório livres, para que sejam mais facilmente limpos.
Higiene da Sanita
Ter uma sanita limpa é fundamental para conseguir uma casa de banho higienizada. Em primeiro lugar, o piaçaba tem de estar limpo e colocado num local acessível. Devendo ser substituído anualmente ou de dois em dois anos, deve ser pulverizado com regularidade com desinfetante, para evitar a acumulação de germes. Limpar o interior da sanita com o piaçaba seguindo-se uma descarga de água é o primeiro passo. Seguidamente, deve ser limpo o rebordo e o assento, e, por fim, o botão e a parte superior da sanita. No caso das sanitas suspensas, não é necessário limpar o tanque de descarga, pois este está encastrado e, como existe um espaço entre a sanita e o chão, torna-se mais fácil limpar a superfície por baixo da sanita.
Azulejos e Juntas
Uma limpeza regular profunda é fundamental para manter o espaço de banho livre de bactérias e maus odores. Independentemente do grau de dureza da água, da existência de azulejos cerâmicos ou acabamentos em pedra, a junta entre os azulejos tende a acumular sujidade e manchas. Uma escova de dentes velha ou uma escova de cerdas macias é uma solução ideal para eliminar as manchas com o produto de limpeza. Quando terminar, toda a área deve ser enxaguada com água. É fundamental manter os azulejos da casa de banho limpos e em bom estado para garantir um aspeto impecável.
Para assegurar uma casa de banho livre de germes, bem organizada e arrumada, deve ser feita uma limpeza de forma regular. As sugestões simples da Roca procuram garantir resultados em pouco tempo, permitindo desfrutar melhor deste espaço do lar.