Tendências da Arquitectura e Construção para 2022

Categorias: Arquitetura

Tendências da Arquitectura e Construção para 2022 . Artigo de MUTO Arquitectura e Engenharia

A cada novo ano surgem novas ideias e tendências nas artes, na moda e também na arquitetura e construção. Embora não se vire a página às tendências apenas porque muda o ano civil, podemos arriscar falar de um conjunto de inclinações que se vêm desenhando na arquitetura e construção, sobretudo desde o início da pandemia, e que, prespetivamos, irão marcar o ano de 2022 e surtir efeitos, por capilaridade, também nos próximos anos.

Indiscutivelmente, há um conjunto de tendências que podemos destacar e é encabeçado pela sustentabilidade e utilização responsável dos materiais. O compromisso com a sustentabilidade tem conduzido ao uso de materiais naturais e vernáculos. Utilizar os recursos locais é também uma forma de controlar custos de transporte e tempos de espera, evitando as cadeias de distribuição fortemente afetadas pela pandemia.

Esta tendência surge associada a duas outras. Por um lado, e como resposta às alterações climáticas, a construção de edifícios mais verdes, que previligiam a eficiência energética e o baixo consumo de recursos, com a implementação, por exemplo, de sistemas de reciclagem de água e uma utilização mais inteligente da iluminação natural. Por outro, e mantendo uma tendência que se popularizou em 2020, procura-se cada vez mais trazer o exterior para o interior dos edifícios. O que se consegue com a introdução de vãos de maior dimensão que permitem a entrada de luz natural, mas também com uma combinação eclética de texturas, com o uso de cores “terrosas” e de revestimentos de madeira ou de pedra naturais.

A pandemia veio transformar o modo e os locais em que trabalhamos e trouxe a urgência de criar espaços multifuncionais e polivalentes. Uma sala de estar ou um quarto podem agora ser também escritório. Esse fim trouxe desafios à arquitetura e construção que, para melhorar a funcionalidade dos espaços, tem desenvolvido soluções de isolamentos acústicos e térmicos com o objetivo de garantir a eficiência, preservando, em simultâneo, a casa como um local de fruição de tempo livre e tempo em família.
Ganha também força em 2022 a ideia da casa inteligente, equipada com sitemas de Inteligência Artifícial cada vez mais sofisticados que podem desempenhar funções tão diversas como, por exemplo, ajustar o aquecimento ao número de ocupantes numa sala.

Embora não tenhamos nenhuma bola de cristal que nos ajude a prever o futuro, sabemos que estes são os temas que os nossos arquitetos, engenheiros, empreiteiros e, claro, clientes, colocam hoje no topo das suas preocupações.

LINKS
Galeria
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »