Abertas inscrições: Roca One Day Design Challenge 2021

Início em 01/03/2021 até 11/03/2021

Categorias: 03 março2021

A edição portuguesa da competição Roca One Day Design Challenge 2021 está de volta e em formato online.

Se és estudante ou profissional da área de arquitetura ou design e tens até 30 anos, então este desafio é para ti. Atreve-te a participar nesta competição em contra relógio, no conforto da tua casa.

Há 4.500€ em prémios para os vencedores. Não percas esta oportunidade.

O evento decorrerá no próximo dia 13 de março de 2021, na página do Instagram @rocachallenge.

Se quiseres participar inscreve-te até às 23h59 do dia 11 de março.

TERMOS E CONDIÇÕES

5.ª edição Roca One Day Design Challenge 2021

Objetivo — Fazer o design de um conceito inovador para produtos relacionados com espaços de banho.

Tópico — O briefing específico para o objeto a ser desenhado será anunciado no sábado, dia 13 de março de 2021.

Contexto — O contexto mudou. O mundo encontra-se, atualmente, paralisado devido a uma pandemia mundial. Nos últimos meses, vimos os designers a adaptarem-se rapidamente a novas necessidades e a uma nova realidade global. A higiene, a desinfeção, o distanciamento social… tudo isto faz parte de um novo contexto, juntamente com a sustentabilidade, a higiene pessoal, a acessibilidade e a falta de habitação acessível, os principais elementos que têm estado na ordem do dia nos últimos anos.

Devido ao contexto de saúde pública excecional em que nos encontramos, a edição de 2021 do Roca One Day Design Challenge Portugal realizar-se-á online.

O nosso objetivo é envolver a comunidade de jovens designers na pesquisa por soluções que sejam, por um lado, originais e inovadoras e, por outro, simples, capazes de melhorar a relação dos utilizadores com os produtos para espaços de banho, tanto públicos como privados.

Um outro objetivo é disponibilizar uma plataforma para promover, proporcionar e concentrar a criatividade num ambiente de trabalho acelerado e intenso, centrado nos espaços de banho, uma área onde a inovação, normalmente, não impera.

Inscrições — Os participantes podem inscrever-se em www.onedaydesignchallenge.net, até às 23 horas e 59 minutos (GMT +00) do dia 11 de março de 2021.

Assim que forem alcançados os 400 participantes inscritos, o período de inscrição será encerrado, independentemente da data em que tal suceder.

Além disso, a organização pode cancelar o evento a qualquer momento, caso o contexto de saúde pública assim o exija.

No momento da inscrição, os participantes deverão incluir os seguintes dados e documentos:

• nome e apelido;

• estabelecimento de ensino ou empresa;

• morada (número da rua, localidade/cidade e código postal);

• número de contacto telefónico e e-mail;

• data de nascimento.

Para se inscreverem, através da página oficial da Roca, www.onedaydesignchallenge.net, os participantes deverão enviar todas as informações e todos os documentos necessários antes das 23 horas e 59 minutos (GMT +00) do dia 11 de março de 2021. A inscrição não será considerada se não incluir todas as informações solicitadas.

Apenas será aceite uma inscrição por pessoa ou grupo. Depois de o número de inscrição ser confirmado, já não será possível alterá-lo. As inscrições em duplicado feitas pela mesma pessoa serão igualmente consideradas nulas e sem efeito.

Este concurso destina-se a estudantes e jovens profissionais que vivam em Portugal e que tenham nascido entre 14 de março de 1991 e 13 de março de 2003, inclusive.

Os participantes podem concorrer individualmente ou em grupos de dois elementos, na condição de que todos os elementos cumpram os requisitos acima indicados.

As pessoas que se encontrem nas condições de seguida indicadas estão excluídas de participar:

• os vencedores do primeiro, do segundo ou do terceiro prémio e do prémio da Fundação We Are Water das edições anteriores do concurso;

• os colaboradores de empresas que pertençam ao Grupo Roca e respetivos parentes por consanguinidade, até ao quarto grau.

Logística — Às 9 horas da manhã do dia 13 de março, o tema do design será anunciado na conta de Instagram do Roca One Day Design Challenge (@rocachallenge) e será publicado on-line, no website (http://www.onedaydesignchallenge.net)

O período de conceção do design a concurso será entre as 9 h e as 17 h 30 min.

Todos os participantes poderão apresentar os seus projetos das 15 h 30 min às 17 h 30 min, no website (http://www.onedaydesignchallenge.net).

Às 18 horas, o júri irá reunir e deliberar para escolher os projetos vencedores da 5.ª edição do Roca One Day Design Challenge, em Portugal. O júri elegerá igualmente substitutos do primeiro, segundo e terceiro prémios, no caso de algum dos projetos vencedores não cumprir todas as condições definidas nas presentes regras.

Às 20:30 horas, o júri anunciará a lista dos vencedores do primeiro, segundo e terceiro prémios, através da conta de Instagram do Roca One Day Design Challenge: @rocachallenge.

As avaliações dos membros do júri serão feitas com base na criatividade e originalidade dos designs, bem como na respetiva viabilidade. A clareza, a legibilidade e o design gráfico das apresentações serão igualmente aspetos tidos em conta na avaliação.

Devido à atual situação climática e ao compromisso do Roca One Day Design Challenge para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações

Unidas, todos os projetos apresentados deverão ter em conta a sustentabilidadee a poupança de água, para que possam ser um dos vencedores.

O primeiro classificado receberá um prémio no valor de 2000 euros.

O segundo classificado receberá um prémio no valor de 1500 euros.

O terceiro classificado receberá um prémio no valor de 1000 euros.

O júri reserva-se o direito de não atribuir um dos prémios referidos, ou mesmo nenhum deles, se concluir que nenhum projeto é suficientemente original.

O júri poderá não atribuir os referidos prémios se considerar não existir nenhum projeto que represente, de forma significativa, o valor da sustentabilidade e/ou que tenha qualidade suficiente.

Uma vez selecionado, os vencedores terão de enviar uma cópia do respetivo documento de identificação ou passaporte para o e-mail designchallenge.pt@roca.net para atestar que cumprem todos os critérios incluídos nas presentes regras e regulamentos (idade e morada) antes de receberem o prémio. Se, depois de enviado o documento de identificação ou  passaporte, a comissão organizadora do concurso verificar que os requisitos de idade e/ou morada não estão a ser cumpridos, o projeto da pessoa ou grupo que não cumpre os referidos requisitos será automaticamente desqualificado, e o prémio será automaticamente entregue ao finalista que se segue. Os cartões de identificação e passaportes recebidos pela comissão organizadora serão utilizados exclusivamente para os fins acima descritos, de acordo com medidas técnicolegais de confidencialidade rigorosas, durante o período exigido por lei.

Os prémios acima especificados serão transferidos para as contas bancárias indicadas pelos vencedores.

A quantia recebida estará sujeita aos impostos em vigor em Portugal.

A Cerimónia de Entrega de Prémios terá lugar numa data a anunciar posteriormente, no espaço Roca Lisboa Gallery e decorrerá na modalidade permitida pelas autoridades de saúde no momento.

Os custos de deslocação dos vencedores à Cerimónia de Entrega dos Prémios ficarão a cargo da Roca.

Se a pessoa a quem o prémio for atribuído (ou, pelo menos, um membro do grupo vencedor) não estiver presente durante a Cerimónia de Entrega de Prémios, a referida pessoa (ou grupo) perderá o direito ao prémio económico (exceto se a impossibilidade de estar presente se deva a uma condição de saúde incompatível e devidamente atestada pelo médico), mas manterá a sua condição de vencedor (seja uma pessoa ou um grupo), na 5.ª edição do Roca One Day Design Challenge 2021, em Portugal.

Todos os convidados dos eventos que ocorram presencialmente no âmbito do concurso terão de preencher uma declaração de responsabilidade antes de participarem nos eventos. Nesta declaração, irão excluir a Roca de qualquer responsabilidade pela propagação da COVID que resulte da sua participação no evento. O não preenchimento desta declaração de responsabilidade ou a não entrega do respetivo atestado médico que justifique a ausência no evento resultarão na desqualificação automática do projeto do participante. Neste caso, o prémio e a posição no concurso serão transferidos para o participante seguinte que cumprir os critérios de classificação.

Se, em algum momento antes do pagamento dos prémios, a Organização detetar que algum dos projetos premiados não cumpre as condições definidas nestas regras, seja por não se tratar de um projeto original ou por qualquer outra razão, o projeto que se encontre na referida circunstância será desqualificado e os vencedores seguintes e vencedores substitutos subirão um lugar na classificação. Se algum prémio não for atribuído pelo facto de o número de vencedores substitutos não ser suficiente, esse prémio será declarado como “não atribuído”.

Apresentação — Para fazerem o design dos projetos, os participantes podem utilizar qualquer ferramenta 2D ou 3D digital ou manual, modelo de escala, fotografia, colagem etc. Contudo, os conceitos devem estar descritos, no máximo, em duas folhas A3.

Os projetos devem ser submetidos no website, juntamente com o número de inscrição do participante.

O período de entrega de projetos é entre as 15 h 30 min e as 17 h 30 min do dia 13 de março.

Para submeter o projeto, é essencial que os participantes tenham realizado a inscrição previamente, dentro do período estabelecido. Apenas pode ser submetido um projeto por cada participante ou grupo inscrito.

Para assegurar a confidencialidade dos participantes, o nome verdadeiro do indivíduo ou do grupo participante não deverá aparecer nas folhas A3 enviadas. Os projetos serão identificados pelo título e pelo número de inscrição.

Cada participante ou grupo deverá enviar dois ficheiros digitais, os quais deverão estar em conformidade com as especificações que se indicam de seguida, sem exceção.

Um ficheiro em PDF horizontal com até duas folhas A3 que deverão conter:

  • O título do projeto;
  • A imagem do design;
  • A descrição em menos de 150 palavras (fonte mínima de tamanho 24);
  • Tamanho inferior a 1500 Kb.

• Um ficheiro JPEG horizontal com:

  • O título do projeto (não será admitido mais texto);
  • A imagem mais representativa do projeto;
  • Tamanho inferior a 1500 Kb

• Os ficheiros PDF e JPEG não deverão ter mais de 1500 Kb, cada um.

O nome de ambos os ficheiros deverá corresponder apenas ao número de inscrição, sem quaisquer caracteres adicionais.

• Apesar de não ser obrigatório, o número de inscrição poderá tambémestar incluído nas imagens do projeto.

Os projetos devem, preferencialmente, ser apresentados em inglês, mas também se aceitam projetos em português.

Qualquer candidatura que não cumpra os requisitos acima indicados não será avaliada pelo júri.

Outros aspetos — O espírito deste evento procura promover a criatividade dos participantes durante o concurso. Como tal, os projetos submetidos devem ser originais e não devem ter sido utilizados anteriormente para nenhum outro fim.

Os projetos submetidos devem consistir num objeto realista, com um bom design, que tenha em conta aspetos funcionais e seja consistente com o tema do concurso anunciado pela Organização. Além disso, o objeto proposto deve poder ser construído com base em tecnologias existentes à data da realização do concurso.

A propriedade intelectual dos projetos enviados pertence aos respetivos autores. Contudo, a empresa Roca Sanitário S.A., deverá ter direitos preferenciais durante um período de um ano, para chegar a acordo com qualquer participante do concurso, no que respeita aos direitos de utilização dos projetos apresentados.

Ao inscreverem-se neste concurso, todos os participantes (incluindo o(s) vencedor(es) e finalistas):

(I) autorizam as empresas que pertencem ao Grupo Roca a reproduzir, distribuir e comunicar dos direitos públicos relativos aos respetivos projetos submetidos a concurso, para todos os países no mundo e pelo período máximo permitido por lei em cada um dos referidos países, com o objetivo de promover os respetivos projetos em publicações de interesse geral e/ou revistas especializadas, bem como nos websites, nas edições e nas publicações da Roca, bem como no website do concurso. O Grupo Roca estará autorizado a atribuir a terceiros, sem o prévio consentimento escrito dos autores, o direito de reprodução e publicação dos projetos submetidos pelos autores para o concurso, durante o espaço temporal e territorial que considerem necessário, exclusivamente para fins de promoção dos projetos de autores em qualquer parte do mundo;

(II) a autorizar as empresas que pertencem ao Grupo Roca para publicar quaisquer imagens que deles possam ser tiradas durante o decorrer da competição em qualquer meio, seja fotográfico ou vídeo. Esta autorização será considerada atribuída para todo o mundo e pelo período de tempo máximo autorizado por lei, mas não inferior a 12 meses.

Todas as questões ou disputas que possam surgir em relação à interpretação dos presentes termos e condições deverão ser resolvidas pelo júri, em conformidade com as disposições aqui incluídas.

Todos os aspetos que não estejam expressamente abrangidos nos presentes termos e condições devem ser resolvidos em consonância com os princípios de equidade. A decisão do júri será definitiva.

Ao submeter a sua candidatura a este concurso, concorda que os seus dados pessoais sejam incluídos num ficheiro cuja propriedade pertence a Roca Sanitario, S.A. (Espanha) Avenida Diagonal 513, 08029 Barcelona – Espanha, que é responsável pelo processamento deste ficheiro. O objetivo do referido ficheiro é gerir a participação no concurso e enviar informação para os participantes.

A Roca Sanitario S.A. irá partilhar este ficheiro com a Roca, S.A., para efeitos relacionados com a gestão do concurso.

Para qualquer outra finalidade, será necessário o consentimento expresso dos candidatos.

Os participantes podem exercer os seus direitos de acesso, retificação, cancelamento e oposição por escrito para a Roca Sanitario, S. A. O exercício dos direitos de cancelamento e oposição resultará na eliminação do registo do participante no concurso, uma vez que as informações detalhadas são necessárias para gerir a participação no evento.

Ao submeter a candidatura a este concurso, os participantes aceitam os presentes termos e condições.

Para mais informações, entre em contacto connosco:

E-mail: designchallenge.pt@roca.net

Tlm: +351 911 754 516

Tlm: +351 911 754 517

Whatsapp: +351 911 754 359

INSCRIÇÕES 👉 AQUI

Aviso

NOTA IMPORTANTE – a consulta deste documento não substitui a leitura do Regulamento correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

Versão pdf: Descarregar

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Abertas inscrições: Roca One Day Design Challenge 2021
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!