Espaço de Arquitetura

Bienal’21: Open Call «Cidades na Cidade»

A Bienal’21 lança o programa de criação e exposição «Cidades na Cidade».

«Cidades na Cidade» pretende desenvolver projetos fotográficos sobre iniciativas comunitárias urbanas no campo da justiça social e ecológica, orientadas para a apresentação de soluções locais para questões globais.

O programa vai oferecer duas Bolsas com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa” a artistas ou coletivos naturais de ou residentes em Portugal ou Espanha.

Os artistas selecionados vão integrar um projeto colaborativo que envolverá interconexões com dois curadores e outros especialistas convidados e resultará numa exposição na Estação de Metro de São Bento, integrada na programação da Bienal’21 Fotografia do Porto e da PHotoESPAÑA 2021, de 14 de maio a 27 de junho de 2021.

As candidaturas são gratuitas e estão abertas até 30 de novembro de 2020.

BOLSAS

Cada um dos artistas selecionados receberá uma Bolsa com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa” para desenvolvimento do projeto, que inclui:
✓ Fee de € 2.200 (dois mil e duzentos euros) para desenvolvimento do projeto artístico (dezembro 2020 a março 2021);
✓ Acompanhamento curatorial por Maíra Villela, Responsável de Exposições da PHotoESPAÑA, e Virgílio Ferreira, Diretor Artístico da Ci.CLO e da Bienal Fotografia do Porto;
✓ Quatro conversas online entre curadores e artistas; 3
✓ Um workshop online com Gil Penha-Lopes, especialista em sustentabilidade
e regeneração de comunidades locais, investigador da FCUL e cofundador
da HabitaRegen;
✓ Impressão das fotografias e acabamentos;
✓ Produção da estrutura expositiva desenhada pelo arquiteto Nuno Pimenta;
✓ Montagem da instalação expositiva na Estação de Metro de São Bento, no Porto.
✓ Exposição integrada na programação da Bienal’21 Fotografia do Porto e da
PHotoESPAÑA 2021, de 14 de maio a 27 de junho de 2021.
✓ Estadia durante a inauguração da Bienal’21 Fotografia do Porto (inclui custos
de deslocação a partir de Portugal ou Espanha e alojamento durante 4 noites).
✓ As imagens impressas para a exposição, no âmbito deste programa, são
propriedade do(a) artista ou do coletivo.

O valor da Bolsa é pago em duas fases, contra entrega de fatura e/ou recibo com impostos incluídos: 50% até 20 Dezembro 2020 e 50% na entrega dos ficheiros editados para impressão das imagens para a exposição, juntamente com o título e texto sobre o projeto, até 30 de Março de 2021.

Os trabalhos ficarão à guarda da Bienal Fotografia do Porto durante um ano e meio para eventuais itinerâncias. Após esse período, os artistas deverão levantar os trabalhos no Porto.

Os artistas selecionados comprometem-se a desenvolver o seu trabalho de acordo com a proposta apresentada, bem como a participar em todas as atividades do programa «Cidades na Cidade».

PROCESSO

Pretende-se que os projetos fotográficos desenvolvidos no âmbito do programa «Cidades na Cidade» interpretem iniciativas comunitárias urbanas no campo da justiça social e ecológica, orientadas para a apresentação de soluções locais para questões globais, de onde podem surgir mudanças culturais.
O acompanhamento curatorial será realizado por Maíra Villela, Responsável de Exposições da PHotoESPAÑA, e Virgílio Ferreira, Diretor Artístico da Ci.CLO e da Bienal Fotografia do Porto. Funcionará numa dinâmica de colaboração, de diálogo e reflexão, onde o ensaio, a experimentação e o cuidado estético e conceptual serão qualidades inerentes
a todo o processo de criação. Neste âmbito, estão previstos quatro encontros online entre artistas e curadores.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos, existirá um workshop online, com apresentações do especialista convidado Gil Penha-Lopes, e partilha de ideias entre este, os artistas e os curadores.
A produção dos trabalhos e o desenho da estrutura para a exposição «Cidades na Cidade» são da responsabilidade da Bienal Fotografia do Porto. A estrutura será desenhada pelo arquiteto Nuno Pimenta, em articulação com os curadores e artistas, tendo por base
a ideia de comunidades, em que a soma de partes juntas formam uma entidade maior. Interconectada, flexível, adaptável, transformável, a estrutura permitirá que diferentes formatos e materiais reciclados e / ou reutilizados coabitem.

CALENDÁRIO 

✓ 16.10.2020 a 30.11.2020:
Open call para seleção de dois artistas (um artista ou coletivo português ou estrangeiro residente em Portugal e um artista ou coletivo espanhol ou estrangeiro residente em Espanha).
✓ 14 Dez 2020:
Divulgação dos resultados.
✓ 15 Dez 2020 a 30 Mar 2021:
Período de desenvolvimento e conclusão dos projetos fotográficos.
✓ 30 Mar 2021:
Entrega dos ficheiros devidamente editados para impressão das imagens para a exposição.
✓ 05 Abr a 30 Abr 2021:
Impressão das imagens e produção da estrutura expositiva.
✓ 03 Mai a 12 Mai 2021:
Montagem da exposição.
✓ 14 Mai a 27 Jun 2021:
Exposição na Estação de Metro de São Bento, integrada no programa da Bienal’21 Fotografia do Porto e da PHotoESPAÑA 2021.

O calendário das conversas com os curadores, arquiteto e workshop será partilhado com os artistas selecionados no dia 14 de dezembro.

CANDIDATURAS

Elegibilidade
A candidatura pode ser feita em termos individuais ou por coletivos artísticos.
A candidatura será considerada elegível desde que reúna, cumulativamente,
os seguintes requisitos:
A. A pessoa candidata ou o coletivo candidato apresente apenas uma proposta.
B. A pessoa candidata ou o coletivo candidato seja autor(a) original da proposta.
C. A pessoa candidata ou os membros do coletivo candidato sejam de nacionalidade
portuguesa ou espanhola ou estrangeira residente em Portugal ou Espanha.
D. A proposta seja inédita, e esteja relacionada com o tema do programa «Cidades
na Cidade».
E. A proposta não seja, sob nenhuma forma, difamatória, obscena ou ilegal.
F. A candidatura integre todos os elementos solicitados neste regulamento.
Nota: No caso da seleção de candidaturas de coletivos, a bolsa inclui apenas as despesas para deslocação e alojamento para a presença na inauguração da Bienal’21 Fotografia do Porto 5 para um representante.

Idioma
O documento de candidatura deverá ser integralmente redigido em português ou em espanhol.

Elementos e envio da candidatura
A candidatura deve contemplar:
A. Formulário de candidatura integralmente preenchido e gravado em três ficheiros formato PDF, em conformidade com o Anexo I:
✓ Proposta «Cidades na Cidade»;
✓ Identificação do(s) candidato(s);
✓ Declaração.
B. Caso o(s) candidato(s) seja(m) estrangeiro(s) residente(s) em Portugal ou Espanha, deve(m) anexar o certificado de residência à candidatura.
Os vários elementos da candidatura devem ser enviados numa pasta comprimida ZIP até um máximo de 10 MB para o endereço de correio electrónico geral@ciclo-bienal.org, com o assunto “OPEN CALL – BIENAL’21”.

Caso a candidatura passe à segunda fase do processo de seleção, entraremos em contacto com os candidatos para requisitar o envio das imagens com maior resolução e agendar uma conversa online. Os candidatos dos projetos que passem à segunda fase de seleção têm de assegurar disponibilidade para entrevista, pelos membros do júri, no dia 10 de Dezembro de 2020, numa hora a definir entre as 10:00 e as 17:00, hora de Portugal Continental, através de uma conversa online.

As propostas devem ser submetidas até às 23 horas e 59 minutos do dia 30 de novembro de 2020, hora de Portugal Continental (GMT+1).

Se, no prazo de 2 dias úteis após submissão da candidatura, não receber um email de confirmação de recepção, por favor entre em contacto connosco através do número +351 223 233 873.

Qualquer esclarecimento adicional sobre o presente regulamento poderá ser endereçado a geral@ciclo-bienal.org, até 23 de novembro de 2020.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

As candidaturas serão avaliadas tendo por base a informação solicitada no formulário de candidatura (ver Anexo I), nomeadamente a apresentação da proposta de trabalho e sua adequação ao eixo temático da presente convocatória.

Pretende-se que os trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa «Cidades na Cidade» interpretem iniciativas comunitárias urbanas no campo da justiça social e ecológica, orientadas para a apresentação de soluções locais para questões globais de onde podem surgir mudanças culturais.

Os critérios de avaliação consistem na análise da proposta conceptual, originalidade da abordagem ao tema e qualidade artística do portefólio apresentado. 6 Será dada preferência a projetos que se encontrem em fase de desenvolvimento, mas que ainda não tenham sido expostos ou publicados.

A decisão de seleção das candidaturas será da responsabilidade do júri, sobre a qual não haverá recurso.

Para informação detalhada consultar o Regulamento completo.

A Bienal Fotografia do Porto é organizada e produzida pela Plataforma Ci.CLO em coprodução com a Câmara Municipal do Porto, e financiada pela Direção-Geral das Artes, com o apoio mecenático do BPI e da Fundação “la Caixa” e uma rede de vários parceiros estratégicos a nível nacional e internacional.

Exit mobile version