Call for Ideas: Landscapes of Care

Início em 17/11/2020 até 06/01/2021

Categorias: 01 janeiro2021

Sobre

As sociedades contemporâneas enfrentam desafios constantes de mudança. A lógica extractiva e consumidora do sistema cria questões globalizadas, com impacto em diferentes regiões em tempo real. As fronteiras geopolíticas protegem os retornos económicos para além da protecção dos interesses sociais, enquanto a recente propagação da pandemia, e novos territórios e ecologias são rearranjados de acordo com lógicas de migração que estão inexplicavelmente ligadas ao fluxo da riqueza financeira. Ao confrontar este cenário, novas iniciativas regionais questionam divisões políticas e interesses empresariais. As fronteiras fluidas traçadas pelos organizadores e cidadãos locais emergem para preencher os espaços ainda não acomodados pelo mercado livre; espaços de excepção livres do controlo da política. O fluxo de pessoas gera novos modos de vida de proximidade e os compromissos políticos afirmam-se como tratados de cuidado, empatia e consciência do outro. A recente crise de saúde tem desafiado sociedades inteiras, demonstrando como estas podem agir de forma eficaz, rápida e sobretudo pacífica.

Designers, arquitectos e urbanistas vêem-se a lidar com questões sociais e políticas, em vez de simplesmente com os aspectos espaciais e formais de um projecto, enfrentando o desafio de transformar décadas de auto-complacência em práticas activas que lidam com a política das relações, das comunidades locais, dos fluxos de energia, e das dinâmicas urbanas em constante mudança.

Landscapes of Care, o tema proposto pelo atelier dpr-barcelona, escolhido pelos membros da plataforma e desenvolvido com os CAFx para a edição de 2021 da Future Architecture Platform irá explorar as dinâmicas de solidariedade e auto-organização colectiva, as redes de confiança que trabalham à escala do bairro, e os espaços e actividades comuns de transição. Esta edição visa desencadear diálogos em torno dos desafios de uma sociedade confrontada com os mitos do crescimento sem fim, da glorificação das fronteiras, da identidade nacional e das dificuldades rotuladas como austeridade pelo capitalismo.

Objectivo

A Future Architecture Platform está à procura de profissionais emergentes multidisciplinares de todo o mundo a candidatarem-se com projectos transformadores relacionados com os nossos ambientes construídos. A chamada é para projectos concluídos, propostas teóricas ou conceptuais para inovação espacial, social ou cultural, para que, assim, se juntem à discussão sobre Landscapes of Care. As propostas seleccionadas devem por isso abordar a mudança sistémica (protótipos e sistemas), casos específicos do local (projectos personalizados e adaptados a determinados contextos e tarefas) e novas alianças (projectos interdisciplinares, trans e multidisciplinares explorando novos processos e metodologias de concepção).

Elegibilidade

O open call está aberto a arquitectos emergentes, arquitectos paisagistas, urbanistas, designers, engenheiros, artistas, curadores, pessoas envolvidas na comunicação arquitectónica e a qualquer pessoa cujo trabalho profissional esteja centrado no futuro da arquitectura e dos ambientes de vida. Para ser elegível como criativo emergente para a Future Architecture Platform, os candidatos devem cumprir os seguintes critérios:

  • O(s) trabalho(s) independente(s) do candidato relacionado com a arquitectura ou o desenvolvimento da cidade deve(m) ter sido criado(s) após formação académica e nos últimos dois anos após a conclusão da mesma;
  • O candidato deve ter trabalho publicado e/ou apresentado
  • O candidato não deve ter sido avaliado para o trabalho apresentado no call 
  • O candidato não deve ter participado em actividades anteriores da Future Architecture Platform
  • O candidato pode ser um indivíduo ou um colectivo.

Datas

  • Publicação do Open Call: 17 de Novembro de 2020
  • Data limite para a apresentação de candidaturas: 6 de Janeiro de 2021
  • Anúncio das 25 ideias seleccionadas: 15 de Janeiro de 2021
  • Intercâmbio criativo: 17 – 19 de Fevereiro de 2021
  • Programa Europeu de Arquitectura: 1 de Março – 31 de Outubro 2021

Formulário

Para envio de propostas, aceder ao site da Future Architecture Platform.

Para mais questões: info@futurearchitectureplatform.org

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Call for Ideas: Landscapes of Care
  • Oraganization: Future Architecture Platform 2021
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal