Espaço de Arquitetura

Candidaturas | Experiência de Desenho – Open House Porto 2019

Categorias: nacionais

Associando-se mais uma vez ao Open House Porto, cuja 5ª edição vai decorrer nos dias 29 e 30 de junho próximos, a iniciativa “Experiência do Desenho”, promovida pela FAUP, convida os estudantes, estudantes Erasmus e alumni a participar nesta acção de Desenho. A proposta desafia cada participante a levar o desenho até ao público fazendo desenhos em alguns dos espaços seleccionados do roteiro do Open House Porto.

Experiência do Desenho:

A quinta edição da ‘Experiência do Desenho’ decorre durante o fim-de-semana de 29 a 30 de Junho de 2018. À semelhança das edições anteriores esta acção está integrada no programa ‘Caleidoscópio’, um conjunto de actividades gratuitas produzidas em parceria com a Casa da Arquitectura durante o Open House Porto. A ‘Experiência do Desenho’ pretende divulgar uma das características identitárias da chamada "Escola do Porto": uma formação em Arquitetura apoiada no exercício do desenho. Nesta actividade, os estudantes, estudantes Erasmus e alumni da FAUP tornam o exercício do desenho num lugar de encontro, motivo de contacto e troca entre os que desenham e os que visitam a selecção de obras que integram esta iniciativa. O diálogo torna-se efectivo através do gesto espontâneo da entrega do desenho, registo singular complementar à fotografia e ao vídeo, que surpreenderá o visitante.

A participação é livre, sujeita a inscrição prévia, através do formulário disponível no link.

Este ano a ‘Experiencia do Desenho’ conta com a parceria da Papelaria Modelo que dará um kit de materiais e papel a todos os que se quiserem juntar a esta experiência!

Organização:

Noémia Herdade Gomes, Carlos Machado e Moura, Rui Neto, Mariana Martins de Carvalho (FAUP-CEAU), Filipa Ferreira (alumni FAUP), Beatriz Rosendo, Francisca Maria, Frederico Escudeiro Catarino, Maria Eduarda Filipe, Ricardo Melo, Ruben Vasques (estudantes FAUP).


Esta é uma iniciativa associada ao Open House Porto e à Casa da Arquitectura, promovida pelo projecto de investigação ‘Colecção de Desenhos’, desenvolvido no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) pelo Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH). O projecto conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

Parcerias "Experiência de Desenho" 2019:

Apoio: 

Papelaria Modelo | Imagem multimédia desenvolvida por Cátia Cunha Pimentel | Filmes: CunhaPimentel

Apoios:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Open House Porto 2019:
Organizado e produzido em exclusivo pela Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, o Open House Porto 2019 é comissariado pelos arquitectos Joana Couceiro e Nuno Valentim, professores na FAUP. Contando com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto, e com a colaboração das câmaras municipais de Gaia e de Matosinhos, o Open House Porto pretende consolidar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano. Este ano "revelará um roteiro com foco na ‘Vida Interior’. Um percurso em que a casa (ou a cidade) dá-se a ver do outro lado do umbral. A porta entreaberta é lugar de expectativa e suspensão. Dentro pode estar um espaço quente e familiar ou, pelo contrário, isolado e agreste".

Open House:
O Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 30 cidades em todo o mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitetura de excelência através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, cuidadosamente selecionados pela sua relevância arquitetónica e histórica.

Como funciona o Open House Porto:
O público é convidado a criar um itinerário de visitas durante o fim-de-semana. Os espaços têm diferentes horários de abertura e existem três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas.
A maioria dos espaços não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação.
O evento conta com uma vasta equipa de voluntários presente em cada local para informar, aconselhar e acompanhar as visitas regulares.
Em cada espaço é entregue o guia e o mapa do Open House Porto.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Candidaturas | Experiência de Desenho - Open House Porto 2019
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

Tectum First

Sistema Técnico para Telhados Tectum®-First