Concurso de Conceção para o Quarteirão da Oficina do Ferro

Início em 15/07/2022 até 02/11/2022

Categorias: 11 novembro2022

O presente Concurso de Conceção para o Quarteirão da Oficina do Ferro, promovido pela empresa I.M.E. – Imóveis e Empreendimentos Hoteleiros, S.A. e que conta com a Assessoria Técnica do CDRN da Ordem dos Arquitectos, visa encontrar um conjunto de soluções de projeto, ao nível de programa base, que respondam de forma adequada e maturada ao exercício urbanístico, paisagístico e arquitetónico de ocupação do interior do quarteirão da Oficina do Ferro, em Bonfim, no Porto, e, consequentemente, que permitam à Entidade Promotora fazer uma reflexão sobre o melhor enquadramento conceptual para um eventual futuro investimento naquela área.

Trata-se de um estudo e projeto de definição e caracterização morfológica e tipológica, unida por um desenho unificador e qualificador de todo o espaço público, com espaços verdes e com acessos a estacionamentos à superfície e subterrâneos, e todos os valores que os concorrentes considerem indissociáveis e indispensáveis à validação e qualificação da ideia.
Em termos programáticos pretende-se a conceção de um Hotel, de Apartamentos turísticos e de Habitação acessível, nos termos do estabelecido no Programa Preliminar do concurso.
Atendendo à envolvente e seus condicionalismos, torna-se necessária, importante e relevante uma inserção e agregação urbana eficaz. Deseja-se, ainda, uma definição e distribuição funcional justa, associada à cidade, com um desenho urbano agregador e articulador com o existente, com a localização e caracterização de acessos, distribuições e circulações, disposição e proporção dos volumes dos diversos usos previstos, organigramas de distribuição e circulação comum para os diferentes usos e diferentes pisos que tomem em consideração a melhor gestão de domínios por diferentes entidades ou condomínios no futuro. Deseja-se, ainda, uma caracterização e identificação formal clara, onde a arquitetura seja protagonista perante a cidade e perante as partes do conjunto urbanístico e arquitetónico criado.

Será selecionado o trabalho de conceção que, segundo o Júri, melhor responda aos objetivos definidos no Programa Preliminar, ao qual será atribuído o prémio de consagração.

 

Entidade Promotora
I.M.E. – Imóveis e Empreendimentos Hoteleiros, S.A.

Tipo de Procedimento
Concurso de Conceção, na modalidade de concurso privado, sujeito ao anonimato dos trabalhos.

Objetivo
O presente procedimento tem como objetivo principal encontrar um conjunto de soluções de projeto, ao nível de programa base, que respondam de forma adequada e maturada ao exercício urbanístico, paisagístico e arquitetónico de ocupação do interior do quarteirão da Oficina do Ferro, em Bonfim, no Porto.

Concorrentes
Podem apresentar trabalhos de conceção, enquanto concorrentes, Arquitetos, com inscrição em vigor na Ordem dos Arquitetos, independentemente do modo de exercício da profissão.

Prémios
> Prémio consagração: 1.º classificado – € 30.000,00
> Prémios participação: € 20.000,00
> Menções Honrosas: Até duas menções honrosas de natureza não pecuniária.

Calendário
> Apresentação pública do concurso: 13 de julho de 2022
> Lançamento e publicação do Regulamento do concurso: 15 de julho de 2022
> Visitas à área de intervenção: Todos os dias úteis, das 8:00 horas às 20:00 horas.
> Pedidos de esclarecimento: Até ao dia 17 de agosto de 2022
> Respostas aos pedidos de esclarecimento: Até ao dia 14 de setembro de 2022
> Receção dos trabalhos: Até às 17:00 horas do dia 02 de novembro de 2022

Esclarecimentos
Quaisquer esclarecimentos necessários à interpretação do Processo de Concurso devem ser solicitados ao Júri, exclusivamente mediante o preenchimento do Formulário > AQUI a seguir disponibilizado, até ao dia 17 de agosto de 2022.

Processo de Concurso
Consulte em baixo as peças do concurso

> Regulamento_Concurso

>  Anexo_I_Programa_Preliminar

>  Anexo_II

Anexo_III

Anexo_IV_B

> Anexo_V

> Anexo_VI

Anexo_VII_Boletim_Identificacao

 

Aviso

NOTA IMPORTANTE – a consulta deste documento não substitui a leitura do Programa do Concurso correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Concurso Ideias: Conceção para o Quarteirão da Oficina do Ferro em Bonfim, no Porto
  • Localização: Bonfim, Porto, Portugal
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE