Concurso INOVADESIGN

Início em 19/11/2018 até 10/12/2018

Categorias: 2018Arquivo

O Projeto “INOVDESIGN” tem como objetivo a sensibilização e capacitação das Pequenas e Médias empresas da Região Norte de Portugal para a adoção de modelos inovadores de desenvolvimento e design de produtos e bens.

 

Através de várias iniciativas entre as quais workshops, seminários, prémios e publicações pretende-se realçar a importância do design na economia, e do valor acrescentado da sua inserção nas cadeias de produção das empresas, assente em fatores de diferenciação como o marketing, as marcas e os modelos de negócios inovadores.

 

Deste modo, a Fundação de Serralves desenvolve um conjunto de iniciativas agrupadas em três áreas de ação: Criar, Capacitar e Informar.

 

CRIAR
As atividades da ação “CRIAR” pretendem sensibilizar e instruir as Pequenas e Médias empresas da Região Norte de Portugal para a competência diferenciadora do design no desenvolvimento e na produção de bens de consumo.

Assim, através da realização de projetos-piloto de desenvolvimento de novos produtos pretende-se desafiar e distinguir as empresas cujos produtos tenham já sucesso comprovado ou que possam ter potencial de serem lançados no mercado, enquanto exemplos ilustrativos de boas práticas, nas quais o design de distingue de forma qualitativa.

O CONCURSO INOVDESIGN pretende identificar e selecionar até dez ideias de produtos a desenvolver, com uma forte componente de design, enquanto característica diferenciadora e de valorização no mercado.

Por outro lado, o PRÉMIO INOVDESIGN pretende reconhecer o mérito de empresas em atividade que revelem a aplicação de práticas inovadoras de incorporação de design nos seus produtos. Esta inovação poderá acontecer no desenvolvimento, produção ou comercialização de produtos que evidenciem ganhos de produtividade e de valorização por via da diferenciação assente no design.

Quer o CONCURSO INOVDESIGN, quer o PRÉMIO INOVDESIGN são iniciativas de participação gratuita e destinados às Pequenas e Médias Empresas da Região Norte de Portugal.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

CONCURSO INOVDESIGN

1. Submissão de candidaturas de15 de novembro a 10 de dezembro;
2. Anúncio das empresas seleccionadas a 19 de dezembro;
3. Oficina 1 | consolidação da ideia 17 – 24 – 31 janeiro;
4. Oficina 2 | concretização do produto 07 – 14 – 21 fevereiro;
5. Apresentação pública e selecção dos vencedores a 07 março.

PRÉMIO INOVDESIGN

1. Submissão de candidaturas de15 de novembro a 10 de dezembro;
2. Anúncio da candidatura vencedora a19 de dezembro.

CAPACITAR
As atividades da ação “CAPACITAR” pretendem identificar, sensibilizar e capacitar as empresas para os fatores críticos
da competitividade, em particular da inovação e da criatividade, associados ao design.

Desta forma serão desenvolvidos ciclos de capacitação através da realização de vários workshops e de um seminário
de apresentação de casos de sucesso no mercado nacional e internacional assentes na diferenciação conseguida
através do design.

Nestes encontros serão partilhados e discutidos temas como a relevância dos fatores imateriais de competitividade, em especial a inovação/soft innovation, e o caso concreto do design, do marketing e das marcas; as tendências e posicionamento das empresas para a diferenciação e valorização de produtos, como “upgrade” na cadeia de valor; Inovações estéticas e tecnológicas, entre outros assuntos.

INFORMAR
A ação INFORMAR compreende o estudo, divulgação e partilha das ações anteriores, CRIAR e CAPACITAR, através da publicação do seu resultado sumário. Para além disso serão realizados seis ROADSHOWS com vista à sensibilização e dinamização dos setores industriais abordados, na sua atividade e metodologias.

As PUBLICAÇÕES, ilustrarão os resultados do CONCURSO e PRÉMIO INOVDESIGN e os casos de sucesso representativos da incorporação do design na cadeia de valor das empresas da Região Norte de Portugal identificados e referidos ao longo do projeto.

Os ROADSHOWS terão lugar em seis diferentes cidades da Região Norte do país e pretendem informar e sensibilizar o respectivo tecido empresarial através da partilha e disseminação de boas práticas e metodologias, na adoção de modelos de negócio inovadores, e em que o design assuma um papel preponderante e diferenciador do seu sucesso.

ROADSHOWS
​. Viana do Castelo
. Póvoa de Varzim
. Braga
. Guimarães
. Vila Nova de Famalicão
. Paços de Ferreira/Paredes

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Concurso INOVADESIGN
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

Dekton by Cosentino

Projetos sem limites