Início em 11/12/2019 até 11/02/2020

I – Introdução
A XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira (XXI BIAC decorrerá de 10 de julho a 13 de setembro de 2020, sob o tema “Diversidade-Investigação. O Complexo Espaço da Comunicação pela Arte”.
As linguagens usadas pelos variados grupos sociais, sejam verbais, sonoras, escritas ou pictóricas, são determinantes para a compreensão do espectador, independentemente do grau de cultura, desde que possam ser descodificáveis pelo mesmo e propensas a influenciá-lo .
Este facto é sobretudo fulcral quando se trata de uma obra de arte onde, mesmo um sujeito com um grau de cultura elevado, pode não ter capacidade de “ler” essa obra, já que a sua própria linguagem não se harmoniza com o discurso da mesma.
O trabalho desenvolvido durante os mais de quarenta anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira tem sido uma tentativa de aproximação dos vários grupos sociais à linguagem das imagens e gestos artísticos, propondo a maior diversidade possível de criadores/artistas num confronto dessas linguagens, através não só das exposições, homenagens, artistas a concurso e convidados, atelieres de investigação em estágios, debates e conferências, que permitam, pela sua diversidade, propor uma reflexão sobre a nossa cultura para uma melhor qualidade de vida pelo “conhecimento” .
Nesta XXI BIAC, seguindo a tradição desde o seu início, a FBAC promoverá atividades conducentes à aproximação e participação de públicos oriundos de Portugal e de outros países, numa missão de integração da Região Norte na cultura universal, como forma de desenvolvimento e bem-estar destas populações, com os olhos postos num futuro cada vez mais tecnológico .
II – Seleção
Cada participante pode concorrer com, no máximo, duas obras . Deverá apresentar em formato digital, a título individual ou coletivo, sob pena de exclusão, os seguintes documentos:
- Portfólio contendo fotografias de obras realizadas ao longo da sua carreira artística, qualquer que seja a sua disciplina plástica (formato PDF);
- Fotografias da(s) obra(s) a concurso, realizadas nos últimos dois anos (alta resolução, imagem CMYK, formato JPG ou TIFF com 300 DPI);
- Currículo artístico completo;
- Currículo artístico reduzido (detalhes da carreira artística, prémios, principaisexposições, formato Word, fonte Arial, tamanho 12, no máximo até 12 linhas);
- Memória descritiva, sobre a integração da(s) sua(s) obra(s) no contexto do temaproposto (formato Word, fonte Arial, tamanho 12, no máximo de 5 linhas);
- Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (disponível em bienaldecerveira .pt) .
A memória descritiva será publicada em 2 línguas (português e inglês), juntamente com a reprodução de uma das obras, no catálogo da XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira .
Será dada preferência às obras que apresentem uma reflexão sobre o tema proposto, de acordo com as mais recentes realizações artísticas e tendências estéticas .
III – Prémios
Serão premiadas (por um Júri a designar) obras cujo teor, além da sua qualidade, sejam relevantes no panorama da Arte Contemporânea e correspondam ao tema proposto . Prevê-se a atribuição dos seguintes prémios:
- Prémios Câmara Municipal (Aquisição) e Prémio Revelação (Aquisição), num total de 20.000 €;
- Outros prémios patrocinados;
- Menções honrosas.
§Único – Todos as obras a Concurso Internacional são passíveis de atribuição de prémio, a menos que os artistas declarem expressamente o contrário no formulário da candidatura .
IV – Envio da Candidatura
Os documentos que instruem a candidatura devem ser enviados por correio eletrónico para a Fundação Bienal de Arte de Cerveira, a partir do dia 9 de dezembro de 2019, até às 24h00 (GMT) do dia 11 de fevereiro de 2020, para o seguinte e-mail: candidaturas@bienaldecerveira .pt .
V – Júri de Seleção
O Júri de Seleção, composto por um elemento da Organização e convidados, fará a seleção das obras a concurso, tendo em conta a qualidade dos trabalhos, o percurso do autor, a relação com o tema e o espaço disponível . O resultado será comunicado aos concorrentes por correio eletrónico .
- Não haverá recurso nem justificação das decisões dos Júris de Seleção e Premiação, salvo as apreciações que forem escritas em ata .
- As obras de parede selecionadas não podem exceder 2 metros de altura ou largura e os volumes de interior 1,5 m2 de chão, exceto em casos como instalações, que serão objeto de apreciação do Júri em função dos espaços disponíveis .
- Os vídeos a concurso deverão estar num dos seguintes formatos: MOV, AVI ou MPEG .
- As obras de exterior, não tendo limite de dimensões, serão apreciadas caso a caso .
VI – Entrega das Obras Selecionadas
As obras selecionadas devem ser entregues em mão, enviadas por transportadora ou por correio postal em data a comunicar oportunamente, por conta e risco dos participantes, na seguinte morada:
FUNDAÇÃO BIENAL DE ARTE DE CERVEIRA, F.P.
Fórum Cultural de Cerveira
Av . das Comunidades Portuguesas S/N
4920-275 Vila Nova de Cerveira – Portugal
- Tema: Concurso Internacional para a XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira