dstgroup e zet gallery desafiam comunidade artística a criar obra de arte para espaço público

Início em 03/03/2022 até 05/05/2022

Categorias: 05 maio2022

O dstgroup e a zet gallery desafiam a comunidade artística a criar uma obra de arte para o espaço público de Braga, a partir de resíduos industriais provenientes do campus do dstgroup, com o objetivo de fomentar a sustentabilidade através da economia circular, democratizar o acesso à arte e incentivar a criação artística, com o prémio “arte em espaço público & sustentabilidade”.

A iniciativa do dstgroup e da zet gallery, com o apoio do IB-S Universidade do Minho, é apresentada esta quinta-feira, dia 3 de março, pelas 11h, no campus do dstgroup, em Braga, sendo o único prémio em Portugal que alia a arte, à sustentabilidade e à inovação, para a criação de uma obra de arte.

“A ideia é pensar de que forma é que as obras de arte em espaço público podem transmitir conceitos relacionados com a sustentabilidade ambiental e serem um exemplo daquilo que é a economia circular”, explica Helena Mendes Pereira, diretora-geral da zet gallery “queremos que a iniciativa funcione como um motor para a criatividade sustentável, no incentivo à produção artística”.

A aposta na criação de património cultural é uma bandeira da zet gallery e do dstgroup, que veem nesta filosofia um caminho para o desenvolvimento sustentável a todos os níveis.

A importância da democratização no acesso à arte para o desenvolvimento das sociedades, a sustentabilidade através da economia circular, e o incentivo à criação artística casam numa simbiose única, precursora de desenvolvimento.

Pretende-se fugir do convencionalismo, ao mesmo tempo que se investe no incentivo à inovação no design, nos processos criativos, na integração da arte nas cidades, e nas empresas, para uma verdadeira transformação sustentável a todos os níveis.

O concurso divide-se em três fases. Na primeira fase, até 5 de maio, dá-se a receção de candidaturas, apresentação de propostas e respetiva avaliação. Na segunda fase, até 18 de julho são escolhidos e avaliados os 3 candidatos finalistas, que receberão €500 para o desenvolvimento da proposta. Na terceira fase, a partir de 5 de agosto, será conhecido o vencedor.

O prémio, no valor de €7500, está aberto a candidaturas nacionais e internacionais, e é patrocinado pela organização da iniciativa, dstgroup e zet gallery, que vai garantir os custos de produção e implementação, cedendo também os materiais e espaço para a produção artística.

Na apresentação do prémio, no dia 3 de março, estarão presentes a Vereadora Olga Pereira (responsável pelo Pelouro do Espaço Público) em representação da Câmara Municipal de Braga; eng. José Teixeira, presidente do conselho de administração do dstgroup e fundador da zet gallery, Helena Mendes Pereira, diretora geral da zet gallery; e um representante do IB-S.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Prémio: ARTE, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO A PARTIR DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS
  • Organização: dstgroup e zet gallery
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.