Faro: Open Call Academia Nómada de Rooftoppers

Início em 26/05/2021 até 06/06/2021

Categorias: 06 junho2021
A Câmara Municipal de Faro lançou uma Open Call com o objetivo de selecionar um representante de Faro para integrar a Academia Nómada de Rooftoppers.

A Câmara Municipal de Faro é um dos membro da European Creative Rooftop Network (ECRN), um projecto co-financiado pelo programa Europa Criativa (https://www.europacriativa.eu/) da Comissão Europeia, e tem o prazer de anunciar a convocatória de uma open call para um projeto inovador de aprendizagem e networking, projetado para explorar e desenvolver formas de uso sustentável das açoteias / rooftops europeus.

Com início em 2021, a Academia Nómada do European Creative Rooftop Network fornece a base de conhecimento e promove o intercâmbio, permitindo o acompanhamento deste projeto que interliga 9 parceiros de vários pontos da Europa num esforço comum para mapear o diversificado património europeu de açoteias/rooftops e desenvolver um roteiro que incentive o seu uso sustentável no futuro.

Convidamos estudantes ou jovens profissionais de arquitetura, planeamento urbano, património, artes, design, sociologia, ciências sociais e humanas, gestão cultural, engenharia civil ou ambiental (ou áreas conexas) a se candidatarem a membros de uma Academia Nómada, interligando os vários parceiros do projeto espalhados por toda a Europa e desenvolvendo um conjunto partilhado de conhecimentos e visões para usos de açoteias / rooftops em paisagens urbanas europeias.

Os candidatos são convidados a imaginar, criar e partilhar novos usos para as açoteias / rooftops da Europa. Durante o período do projeto ECRN, os membros da Academia Nómada devem desenvolver um estudo académico ou um projeto relacionado ao tema do uso de açoteias / rooftops, os quais deverão estar ligados à cidade parceira que os nomeou, neste caso a Faro, com início em maio de 2021 e conclusão em 2024.

Os membros selecionados – 9 no total, um por cada uma das cidades da Europa participantes – estarão em contacto de forma a aprofundarem a sua experiência e reunir-se-ão presencialmente por meio de visitas de estudo às cidades parceiras. A experiência adquirida e o trabalho realizado será difundido em vários meios de comunicação e apresentado no Congresso ECRN a realizar em 2024.

Parceiros envolvidos

9 Parceiros (3 municípios, 6 NGO, associações e entidades privadas) de 8 países diferentes:​
– Açoteia, Faro Rooftop Festival, Município de Faro, Portugal (www.acoteia.pt)
– Rotterdamse Dakendagen, Roterdão, Holanda (www.rotterdamsedakendagen.nl)
– Município de Chemnitz, Alemanha (www.chemnitz.de)
– DAKkan, Antuérpia, Bélgica (www.chemnitz.de)
– Terrats en Cultura, Barcelona, Espanha (www.coincidencies.org)
– Urban Gorillas, Nicósia, Chipre (www.urbangorillas.org)
– Urban Scale Interventions, Belfast, Irlanda do Norte / Reino Unido (www.urbanscaleinterventions.com)
– ROEF, Amsterdão, Holanda (www.roefamsterdam.nl)
– Folkstadens ideella förening, Gotemburgo, Suécia (www.folkstaden.se)

Sessão de esclarecimento dia 27 de maio pelas 17h via Zoom, necessário inscrição AQUI.
Candidaturas abertas até ao dia 06 de junho de 2021 

Formulário de inscrição da candidatura 👉 AQUI

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Open Call : Academia Nómada de Rooftoppers
  • Local: Faro
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!

Margres Architecture Award

Saber mais »