Inscrições abertas: XXII Convocatória Bolsas Arquia 2021

Início em 01/03/2021 até 30/04/2021

Categorias: 04 abril2021

A Fundación Arquia abre a XXII Convocatória Bolsas Arquia 2021 para a atribuição de 37 bolsas de estudo para estudantes de arquitetura e jovens arquitetos das escolas de Arquitetura de Espanha e Portugal.

 A Fundación Arquia oferece aos candidatos portugueses desta convocatória 24 bolsas de estudo em ateliers europeus de arquitetura de renome, entre os quais se encontram três Prémios Pritzker; 2 bolsas em ateliers dos Estados Unidos(OMA*AMO e Diller Scofidio + Renfro, Nova Iorque), cujas bolsas serão possíveis graças à colaboração do Architect-US; 2 bolsas na Fundación Metrópoli, especializada no campo do Urbanismo e Desenvolvimento da Cidade; 1 bolsa de gestão cultural na Royal  Academy of Arts de Londres, uma instituição dedicada à promoção da criação, usufruto e conhecimento das artes visuais através de exibições, da educação e do debate; e 2 bolsas para a matrícula do Campus Ultzama 2021, organizado pela Fundación Arquitectura y Sociedad.

Nesta convocatória incorporamos na lista de destinos cinco novos ateliers: Langarita Navarro, Izaskun Chinchilla, TEd’A arquitectes, Anupama Kundoo e Fala atelier. Estes ateliers foram escolhidos pelos estudantes através de um inquérito realizado em outubro de 2020.

Há duas modalidades de participação para a convocatória de bolsas de estudo: percurso académico e/ou concurso. Os participantes podem optar por participar numa delas ou em ambas simultaneamente. Atribuir-se-ão 12 bolsas de estudo para a modalidade concurso e as restantes para a modalidade se percurso académico. Todos os candidatos que cumprirem los requisitos de participação poderão candidatar-se aos estágios em todos os destinos oferecidos dentro do Programa, selecionando as suas preferências na sua inscrição, quer participem por percurso académico ou por concurso. O júri único do concurso da presente convocatória é a arquiteta Carme Pinós, que propôs o seguinte tema: Viver e conviver. Pensar a cidade. Alternativas ao quarteirão Cerdà, ou não… , cujo conteúdo está presente no regulamento.

As bolsas estão destinadas a estudantes que tiverem obtido 60% dos créditos dos estudos conducentes ao diploma de Arquitetura, e matriculados no ano letivo 2020/2021, e a arquitetos que tenham concluído os estudos há menos de um ano, procedentes de escolas de arquitetura espanholas e portuguesas ou que tiverem obtido o diploma fora do país e pedido a equivalência do mesmo em Espanha ou em Portugal.

As inscrições estarão abertas até ao dia 30 de abril de 2021, às 12h, meio dia, hora peninsular espanhola. Mais informação sobre a convocatória e os ateliers e instituições de destino AQUÍ.

REGULAMENTO

24 BOLSAS EM ATELIERS DE ARQUITETURA EUROPEUS
Estágios Profissionais em Ateliers de Arquitetura

1. OBJETO E FINALIDADE

As bolsas visam proporcionar aos candidatos, de acordo com os princípios de igualdade, mérito e capacidade, a possibilidade de complementarem, através de estágios profissionais, os conhecimentos adquiridos durante a sua formação, bem como contribuírem para a aproximação entre os âmbitos profissional e académico, facilitando o acesso dos beneficiários a qualificados ateliers de arquitetura (de ora em diante, “Programa”).

Além disso, o programa fomenta a mobilidade dentro da Europa, entendendo-a como fator enriquecedor do desenvolvimento pessoal. O estágio realizar-se-á, necessariamente, num atelier de arquitetura situado numa Comunidade Autónoma em Espanha, ou Distrito em Portugal, diferente daquele em que resida ou estude o bolseiro.

A participação no programa de bolsas de estudo descrito no presente regulamento legal (de ora em diante, “Regulamento”) implica por parte dos candidatos a aceitação expressa e a adesão, plena e sem reservas, a todos e cada um dos pontos descritos neste Regulamento, na versão publicada e em vigor no momento em que o candidato concorda participar no Programa, bem como ao critério da Fundación Arquia em relação à resolução de qualquer questão derivada do mesmo. Consequentemente, os candidatos deverão ler atentamente o Regulamento antes de participarem no Programa, pois este pode ter sofrido modificações desde a última vez que o consultaram.

2. ATELIERS PARTICIPANTES

Os ateliers que participam na presente convocatória, com os quais a Fundación Arquia acordou a admissão de bolseiros em regime de estágio, são os seguintes:

Barcelona

Barozzi Veiga
Carme Pinós
H-arquitectes
OAB Carlos Ferrater

Madrid
Alberto Campo Baeza
amid.cero9
Tuñón arquitectos
Estudio Herreros
Izaskun Chinchilla
Langarita-Navarro
Nieto Sobejano, Arquitectos
NoMAD
Rafael Moneo

Palma de Mallorca
TEd’A arquitectes

Olot
RCR. Aranda Pigem Vilalta

Pamplona
Patxi Mangado

Sevilha
Cruz y Ortiz Arquitectos

Berlim
Anupama Kundoo

Lisboa
Aires Mateus e Associados

Londres
Foster and Partners

Porto
Álvaro Siza
Fala atelier

Paris
Lacaton & Vassal Architectes

Roterdão
MVRDV

2.1- Selección de estudios participantes

Estes ateliers foram selecionados pelos estudantes de escolas espanholas de arquitetura como os preferidos para realizar estágios profissionais, de acordo com os resultados da VIII Encuesta on-line a estudiantes de arquitectura, um inquérito realizado pela Fundación Arquia em setembro de 2020. A atualização dos ateliers de destino realiza-se a cada 3 anos através de um inquérito online.

3. CANDIDATOS

Poderão candidatar-se à bolsa de estudo todos os estudantes de arquitetura e jovens arquitetos de nacionalidade espanhola, portuguesa ou cidadãos estrangeiros com residência em Espanha ou Portugal que, na data limite da entrega das inscrições, cumpram os seguintes requisitos:

3.1- Estudantes:

a) Terem completado nalguma escola de arquitetura de Espanha ou Portugal, no mínimo, 60% dos créditos necessários para obter o mestrado que os habilita para o exercício da arquitetura:

– Estudantes licenciados de Arquitetura que tenham obtido os 180CTE.
– Estudantes que estejam a realizar o mestrado integrado e que tenham obtido 60% da totalidade de Créditos necessários para concluir o curso.

b) Estarem matriculados no ano letivo 2020/2021 nalguma escola de arquitetura de Espanha ou Portugal.

3.2- Arquitetos:

Terem obtido o mestrado que os habilita para o exercício da profissão de arquiteto nalguma escola de arquitetura de Espanha ou Portugal, ou terem obtido o diploma fora de ditos países e homologado nalgum deles, depois do dia 30 de abril de 2020.

Caso o candidato já tenha usufruído de uma bolsa da Fundación Arquia numa convocatória anterior a estas, não se poderá candidatar.

Todos os utilizadores que preencherem os requisitos desta cláusula serão considerados candidatos (de ora em diante, “Candidatos”)

Não poderão participar no Programa as pessoas que não preencherem todos e cada um dos requisitos anteriores. Caso uma pessoa que não preenche os requisitos detalhados nesta cláusula ganhe uma bolsa, será excluída do Programa e perderá o direito de usufruir da bolsa correspondente. A Fundación Arquia reserva-se o direito de excluir do Programa por justa causa qualquer utilizador ou Candidato que defraude, altere ou inutilize o bom funcionamento e o curso normal e regulamentar do mesmo.

4. PARTICIPAÇÃO

Há duas modalidades de participação: percurso académico e concurso. Pode-se optar por participar numa delas ou em ambas simultaneamente. Atribuem-se 12 bolsas para a modalidade concurso e o resto para a modalidade percurso académico. Para garantir uma adequada distribuição geográfica das bolsas, estas serão ponderadas proporcionalmente ao número de inscrições válidas recebidas por centro de estudos e modalidade.

Os candidatos poderão, além disso, optar por realizar estágios em todos os destinos oferecidos pela Fundación Arquia dentro do Programa, selecionando as suas preferências no ato de inscrição.

4.1- Percurso Académico

Os candidatos serão selecionados em virtude do seu percurso académico. Este avaliar-se-á pela média das notas obtidas nas disciplinas aprovadas do curso, bem como pela média das notas obtidas nas disciplinas aprovadas de Projetos (para tal efeito, serão consideradas todas aquelas que dependam do Departamento de Projetos Arquitetónicos). Ditas notas médias serão calculadas por quem solicita a bolsa, conforme especificado no Anexo I do Regulamento e constarão na Inscrição, que deve ser enviada pela Internet.

4.2- Concurso 2021

Os candidatos serão selecionados em virtude do material apresentado a concurso, conforme os requisitos indicados no Anexo II. A Fundación confiou à arquiteta Carme Pinós a definição do tema e a resolução, como único membro do júri.

5. CONCESSÃO DE BOLSAS E ATRIBUIÇÃO DE DESTINOS

Todos os vencedores das bolsas de estudo oferecidas pela FUNDACIÓN ARQUIA, tanto na modalidade “concurso” como na modalidade “percurso académico”, assumem automaticamente a condição de “Candidatos” e, como tal, passarão a fazer parte de uma lista de destinos chamada “quadro de atribuição de bolsas de estudo”, a partir da qual poderão manifestar a sua preferência entre as diferentes instituições ou ateliers de arquitetura oferecidos pela Fundación.

No exercício de 2021, a lista de destinos para candidatos portugeses é a seguinte: 24 vagas em Ateliers de Arquitetura europeus, 2 vagas em Ateliers dos Estados Unidos, 1 vaga na Royal Academy of Arts, 2 vagas na Fundación Metrópoli, e 2 vagas no Campus Ultzama organizado pela Fundación Arquitectura y Sociedad.

Cada candidato estabelecerá uma ordem de preferência de destino no próprio formulário de inscrição, até um máximo de 10 opções. Esta lista de preferências será posta no quadro de atribuição de bolsas de estudos que, juntamente com a sua posição segundo a classificação no concurso ou a sua nota de percurso académico, determinará provisoriamente o atelier ou a instituição de destino. Este método visa garantir um maior grau de satisfação dos candidatos e dos ateliers ou instituições de arquitetura que os recebem. No entanto, deve-se salientar que a classificação assim obtida para a eleição do destino não é vinculativa no processo de distribuição dos candidatos e não determina necessariamente o destino final. Isto deve-se a diferentes circunstâncias relacionadas com a própria heterogeneidade dos destinos e com os requisitos que estes estabelecem. Por exemplo, a atribuição de bolsas à administração pública está sujeita anualmente ao prolongamento dos acordos já assinados com a Fundación Arquia. Por último, deve-se salientar que alguns dos ateliers ou instituições de destino se reservam o direito de aceitação final do candidato após superar uma entrevista.

O candidato finalmente designado para cada atelier de arquitetura ou instituição de destino terá 10 dias consecutivos a partir da notificação do destino para confirmar o seu interesse através do seguinte email: becas@arquia.es. Considerar-se-á que o candidato renuncia automaticamente à bolsa de estudos se, após dito prazo de 10 dias consecutivos, não tiver comunicado a sua aceitação ou renúncia ao destino, ou não fornecer os dados pessoais solicitados pela Fundación Arquia. Caso não seja possível localizar o vencedor com as informações que este nos tiver fornecido, ou se o mesmo não quiser ou puder aceitar a bolsa, a vaga pode ser declarada nula. Portanto, a Fundación Arquia não é obrigada a preencher a vaga ou a conceder a bolsa a mais Candidatos se (i) o vencedor renunciar livremente à vaga, (ii) não for possível entrar em contacto com o candidato ou se as suas informações estiverem incorretas ou forem falsas.

No caso de um candidato renunciar ao seu destino, a Fundación Arquia reserva-se o direito de declarar a bolsa nula. No entanto, com a finalidade de substituir, na medida do possível, os candidatos sem destino designado por terem exercido os ateliers de arquitetura ou instituições o seu direito de não aceitação, a Fundación Arquia dará um período adicional de 10 dias consecutivos durante o qual se atribuirá um novo destino a ditos candidatos pela ordem estabelecida no quadro de atribuição. A renúncia do candidato à nova instituição designada significará a renúncia definitiva à bolsa.

O candidato só é considerado estagiário depois de aceitar o destino definitivo e de assinar o contrato correspondente com a Fundación Arquia. Caso a Fundación Arquia o solicite, o bolseiro deverá demonstrar, mediante a apresentação dos documentos oficiais correspondentes, a veracidade dos dados identificativos que este tiver fornecido no momento de inscrição como candidato.

ATELIERS EUROPEUS DE ARQUITETURA

O ATELIER reserva-se o direito de aceitação final do Candidato. Em qualquer caso, o ATELIER deve justificar perante a Fundação Arquia os motivos da não aceitação do bolseiro.

O estágio realizar-se-á, necessariamente, num atelier de arquitetura (de ora em diante, “ATELIER”) situado numa Comunidade Autónoma em Espanha (Distrito em Portugal), diferente daquele em que residir o estudante o bolseiro. É recomendado ter um nível alto de inglês no caso de optar por ateliers estrageiros.

O ATELIER reserva-se o direito de finalizar o estágio do bolseiro a qualquer momento, o qual, nesse caso, perderia dita condição. Assim, caso o ATELIER exerça o seu direito de interromper o cumprimento do programa da bolsa, esta ficaria sem efeito a partir desse momento, sem direito a uma indeminização de qualquer tipo para o bolseiro, nem por parte da Fundación Arquia, nem do ATELIER. Em qualquer caso, o ATELIER deverá justificar perante a Fundação Arquia os motivos da interrupção do programa.

6. SUBSÍDIO E DURAÇÃO

A duração do estágio será de seis (6) meses, a bolsa não é renovável.

A realização do estágio não implica a assunção pelas partes de mais obrigações do que aquelas estritamente estabelecidas neste regulamento, e em nenhum caso implicará a existência de uma relação laboral entre o estudante e o ATELIER.

Assume-se que a Fundação Arquia realizou os trâmites necessários com os ateliers de arquitetura e instituições participantes nesta convocatória, para que os mesmos recebam os estagiários em regime de estágio, após obter a autorização dos mesmos. No entanto, a Fundación Arquia não pode garantir o cumprimento do programa de bolsas na eventualidade de ocorrência de razões alheias à sua vontade.

Durante o período de estágio, a Fundación Arquia atribuirá ao bolseiro um subsídio de 7.000 € (destinos nacionais) e de 9.000 € (destinos estrangeiros), em função da cidade de origem do candidato e da cidade destino atribuída.

A Fundación assumirá os gastos de deslocação até ao lugar de estágio (bilhetes de ida e volta de avião, comboio ou veículo) como bolsa de viagem. Também proporcionará ao bolseiro uma cobertura nos termos da apólice de assistência em viagem contratada através da companhia de seguros ARQUIA BANCA MEDIACIÓN OPERADOR DE BANCA SEGUROS VINCULADO, S.A. e os pagamentos à Segurança Social correspondentes. O Cartão Europeu de Seguro de Doença necessário para utilizar nos destinos europeus deverá ser solicitado pelo beneficiário.

Os bolseiros portugueses deverão obter em España o NIE (Número de Identificação de Estrangeiro) e o número de Segurança Social espanhol. A Fundación Arquia assumirá os gastos de deslocação para a realização de ditas formalidades.

O pagamento do valor da bolsa será mensal, ou seja, distribuído por seis (6) mensalidades de quantias iguais durante o período de estágio. O primeiro pagamento será realizado depois da receção da comunicação do atelier ou instituição do início do período de estágio, e não antes de 15 dias prévios a essa data, como adiantamento; e o último realizar-se-á no final do estágio, uma vez entregue à Fundación o certificado final de estadia por parte do atelier ou instituição e a entrega do relatório e questionário por parte do estagiário. Os pagamentos realizar-se-ão através da conta corrente, aberta pelo beneficiário num balcão da Arquia Banca.

As bolsas são intransferíveis e, em nenhum caso, podem ser objeto de troca, alteração ou compensação a pedido do Candidato vencedor ou de terceiros. A Fundación Arquia não se responsabiliza por possíveis perdas, danos, roubos, extravios, atrasos ou qualquer outra circunstância imputável a terceiros que possa afetar a entrega das quantidades correspondentes ao Candidato vencedor.

Em nenhum caso a Fundação Arquia será responsável por eventuais danos e prejuízos (incluindo o dano emergente e o lucro cessante, mas sem se limitar aos mesmos) sofridos pelo Candidato vencedor em relação à bolsa de estudos ou à participação no Programa, exceto as inalienáveis por lei. O Candidato compromete-se a cumprir com as obrigações fiscais que lhe corresponderem.

7. CALENDÁRIO E RESULTADOS

A data limite de admissão de inscrições e do material requerido para o concurso será sexta-feira, dia 30 de abril de 2021 às 12h (meio-dia), hora peninsular espanhola.

A lista de bolseiros e destinos será publicada no final do mês de julho de 2021 e exposta no site da Fundação. O resultado remeter-se-á, também, a todas as escolas de arquitetura e colégios de arquitetos de Espanha e Portugal.

Comunicar-se-á individualmente o resultado da convocatória aos candidatos que forem selecionados. Ditos candidatos apresentarão também um currículum vitae com a documentação gráfica que considerarem oportuna sobre os seus trabalhos, que a Fundación remeterá ao atelier de arquitetura ou instituição de acolhimento.

8. OBRIGAÇÕES DOS BOLSEIROS

A condição de bolseiro é obtida no momento da aceitação da bolsa, através da assinatura do contrato com a Fundación Arquia.

O ATELIER, de comum acordo com o bolseiro, acordará a data de início do período de estágio por meses inteiros, que, em qualquer caso, deverá realizar-se no prazo de seis (6) meses após a atribuição da bolsa, ou seja, antes de 30 de janeiro de 2021, salvo comum acordo.

O bolseiro comprometer-se-á a dedicar cerca de 35-40 horas semanais à realização do estágio. O bolseiro respeitará as normas internas do atelier e manterá a confidencialidade da informação e dos documentos aos quais tiver acesso. O estagiário seguirá as orientações do orientador ou orientadores designados para realizar o estágio, se for o caso.

Com o objetivo de garantir o cumprimento dos termos da bolsa, o bolseiro tem a obrigação de entregar à Fundação Arquia um relatório relativo à mesma, bem como de preencher um questionário.

Recomenda-se a entrega de um audiovisual de realização própria (tipo telemóvel) com o relato da experiência vivida durante o estágio, autorizando a sua divulgação, tanto do audiovisual como do seu dossier, através de qualquer meio ou plataforma à disposição da Fundación Arquia, sejam eles em papel e/ou digitais, entre os quais se encontram, a título de exemplo, mas não exclusivamente, os seguintes: site, blog e redes sociais.

A pedido da Fundación Arquia, os candidatos selecionados devem comprovar, com documentos originais ou autenticados, os arquivos anexos à candidatura. A Fundación Arquia pode, também, solicitar os certificados originais de qualquer um dos dados mencionados no currículo.

CAUSAS PARTICULARES

O atelier MVRDV terá a possibilidade de recusar o candidato caso este não preencha os requisitos standard do escritório (competências conceptuais e de design, em função do portfólio; competências de software de acordo com a Folha de conhecimentos de informática do MVRDV). Caso o atelier MVRDV decida renunciar ao contrato que assinou com a Fundación Arquia, independentemente da causa e do momento, o beneficiário que estiver a realizar o estágio perde o direito de continuar a fazê-lo.
O atelier OAB/Carlos Ferrater só aceita estudantes, não aceita arquitetos.

9. RESTRIÇÕES COVID19

Todas as bolsas desta convocatória estão sujeitas à evolução da pandemia da Covid-19 e, em particular, à disponibilidade dos ateliers para acolher os bolseiros e às eventuais restrições para viajar livremente para os países ou regiões de destino. A Fundación Arquia e os centros de destino não se responsabilizam pela impossibilidade -total ou parcial- de usufruir da bolsa por motivos relacionados com a referida pandemia.

 

Consulte aqui o regulamento para saber a atribuição das restantes bolsas

– 2 BOLSAS para a realização de estágios profissionais em ateliers de arquitetura dos Estados Unidos, organizado pelo Architect-US

– 1 BOLSA para a realização de estágios de gestão cultural na Royal Academy of Arts

– 2 BOLSAS para a realização de estágios profissionais na área de urbanismo e Desenvolvimento da Cidade na Fundación Metrópoli

– 2 BOLSAS de inscrição para participar no Campus de Ultzama 2020, organizado pela Fundación Arquitectura y Sociedad

Aviso

NOTA IMPORTANTE – a consulta deste documento não substitui a leitura do Regulamento correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Inscrições abertas: XXII Convocatória Bolsas Arquia 2021
  • Tema: 'Viver e conviver. Pensar a cidade. Alternativas ao quarteirão Cerdà, ou não…’
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?