IX Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitectura Tradicional 2020

Início em 28/02/2020 até 25/04/2020

Categorias: 2020

O Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitectura Tradicional 2019 distingue profissionais vivos cuja obra encarne os princípios da arquitectura e do urbanismo clássicos e tradicionais no mundo contemporâneo. O conjunto da obra do candidato premiado poderá estar dirigido, não apenas à preservação e reabilitação do património arquitectónico e urbano tradicional de Espanha e Portugal, mas também a contribuir com novas obras à continuidade das tradições construtivas e arquitectónicas que o configuram.

O Prémio adopta o nome do arquitecto Rafael Manzano Martos, quem dedicou a sua vida profissional à preservação do património arquitectónico e urbano tanto através da reabilitação como do projecto de novas arquitecturas inspiradas nesse património.

O Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitectura Tradicional é uma iniciativa organizada por INTBAU (International Network for Traditional Building, Architecture & Urbanism), rede internacional que promove a construção, a arquitectura e o urbanismo tradicionais, e cujo patrono e fundador é S.A.R. o Príncipe de Gales. O prémio organiza-se graças ao apoio do Richard H. Driehaus Charitable Lead Trust, através de um donativo da Chicago Community Foundation para o Richard H. Driehaus Charitable Fund, e à Fundaçao EKABA, à colaboração da Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (Madrid), à Fundação Serra Henriques e da Hispania Nostra. O distinguido pelo prémio receberá
50.000 euros e uma placa comemorativa.
Desde 2012 o prémio tem sido outorgado a arquitectos que desenvolvem o seu exercício profissional em Espanha. Desde 2017, graças à colaboração da Fundação Serra Henriques e ao Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, a convocatória amplia-se aos arquitectos e ao território de Portugal.

Regulamento do Prémio:

1
Poderão participar todos os profissionais no activo que tenham desenvolvido a sua actividade no âmbito da arquitectura e do urbanismo em Espanha e Portugal durante pelo menos dez anos.

2
O prémio conceder-se-á atendendo à contribuição que o premiado tenha realizado ao campo da arquitectura e do urbanismo dentro do respeito pelos seus princípios tradicionais, seja na reabilitação de monumentos e conjuntos urbanos de valor artístico e histórico, ou na realização de obras de novos edifícios que, inspiradas nas tradições locais, se integrem harmonicamente nos referidos conjuntos.
3
O prémio poderá conceder-se valorizando uma obra concreta ou as obras realizadas ao longo da vida profissional do premiado.

4
Os candidatos deverão apresentar antes de 27 de Avril de 2020 a seguinte documentação:
Duas cartas de apresentação subscritas por arquitectos ou profissionais de reconhecido mérito.
Curriculum profissional de um máximo de 250 palavras em inglês e em espanhol ou português.
Texto de uma página de extensão, em inglês e em espanhol ou português, resumindo os motivos pelos que o trabalho do candidato possa ser considerado para receber o prémio.
Até dez imagens, em formato digital (jpg ou tiff, 300 dpi) de cada um dos projectos apresentados, com um limite de cinco projectos por candidato. Essas imagens incluirão fotografias, plantas, cortes e alçados e outros desenhos dos projetos apresentados. Cada uma das obras apresentadas poderá ser acompanhada de uma breve descrição não superior a 250 palavras em inglês e em espanhol ou português.

5
Os candidatos que se tenham apresentado em anteriores edições do prémio podem voltar a fazê-lo para o Prémio de 2020 solicitando-o por escrito. Podem ampliar as suas anteriores propostas com imagens e documentação adicionais.

6
O Júri estará composto por personalidades relevantes do mundo da Arquitectura e das Belas Artes.

7
O prémio será entregue numa cerimónia que terá lugar na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando.

Toda a documentação, incluídos os dados de carácter pessoal, será tratada com absoluta confidencialidade. Esta documentação deverá remeter-se em formato digital, dentro de uma pendrive, a um dos seguintes endereços:

 

JÚRI
O Júri é composto ano após ano por um empenhado grupo de pessoas que desenvolveram um trabalho importante no campo da defesa da Arquitectura tradicional e da restauração arquitetónica, tanto a nível internacional como localmente em ambos países.

 

PREMIO RAFAEL MANZANO DE NUEVA ARQUITECTURA TRADICIONAL 2020
REAL ACADEMIA DE BELLAS ARTES DE SAN FERNANDO
Calle de Alcalá, 13. 28014 Madrid, España
Tel.: (+34) 91 415 01 00
Email: convocatoria@premioarquitectura.com

PRÉMIO RAFAEL MANZANO DE NOVA ARQUITECTURA TRADICIONAL 2020
FUNDAÇÃO SERRA HENRIQUES
Rua da Imprensa à Estrela, 1 – São Bento, 1200-684 Lisboa, Portugal
Tel.: (+351) 218 463 280
Email: convocatoria@premioarquitectura.com

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitectura Tradicional 2020
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores