YAC srl

Military Museum

Início em 25/03/2018 até 19/06/2018

Categorias: 2018Arquivo

Existem lugares nos quais a história nos fala com maior força, espaços onde a memória se torna física, quase tangível, e as lembranças do passado nos envolvem com extraordinário realismo e intensa atualidade.

A Bateria Militar do Capo d’Orso, em Palau, é um desses lugares: entalhada no granito de uma costa monumental, desde os seus bastiões os luxuosos iates que navegam pelo Mediterrâneo se fundem com a memória dos galeões ingleses que há muitos séculos perseguiam a frota napoleônica neste mesmo trecho de mar.
Aqui as guerras acabaram, os soldados desapareceram, mas permanecem os quarteis, os postos de tiro, os arsenais: a arquiteturas esquecidas que sobreviveram à sua finalidade, legado de tempos severos, em que as páginas da história eram escritas pelo aço das baionetas e a boca dos canhões. Uma história às vezes demasiado próxima e difícil de contar, mas ao mesmo tempo fundamental para ser transmitida e conhecida pelas novas gerações.

 

É para este efeito que nasceu Military Museum, o concurso de YAC e Agenzia del Demanio para transformar a Bateria Militarde Capo d’Orso num museu de história militar, marinha e navegação, um lugar onde a história dos eventos que afetaram este trecho de mar possa dar origem a um dos museus mais fascinantes do Mediterrâneo, um pólo de atracão para os milhões de turistas que cada ano visitam esta costa, e a novas bases para a construção de uma cultura de paz e solidariedade.
Como é que se podem transformar as arquiteturas da guerra em novas estruturas com vocação turística e cultural? Como harmonizar um passado de conflito com um presente de lazer e evasão?
Este é o desafio de Military Museum, o concurso que oferece aos projetistas a oportunidade de desenhar o centro mais importante para a descoberta da História Militar: um lugar que convida a viajar pelos contos de eventos antigos e de esse tempo em que o mar era curvado pelo suor dos homens e pelo rugido dos canhões. Regeneradas pela cultura e pelas novas arquiteturas, as bocas-de-fogo do Capo d’Orso já não estarão ao serviço da lógica da violência, mas visarão enriquecer a sociedade contemporânea, oferecendo ao mundo um dos museus mais fascinantes da Europa, situado entre as rochas de uma natureza selvagem e imerso numa das paisagens mais majestosas do Mediterrâneo.
YAC agradece a todos os projetistas que queiram aceitar este desafio.
LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Military Museum
VÍDEOS
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?