One Day Design Challenge | Roca

Início em 16/03/2019 até 16/03/2019

Categorias: nacionais

Objetivo

Fazer o design de um conceito inovador para produtos relacionados com espaços de banho.

Tema

O briefing específico para o objeto a ser desenhado será anunciado no sábado, 16 de março de 2019.

Contexto

Sustentabilidade, bem-estar pessoal, acessibilidade e falta de habitação acessível estão presentes no dia a dia

do público em geral e, obviamente, isto aplica-se também às respetivas casas e aos respetivos espaços de banho. Contudo, os produtos disponíveis nesta área nem sempre dão resposta a estas preocupações.

O nosso objetivo é envolver a comunidade de jovens designers na pesquisa por soluções que sejam, por um lado, originais e inovadoras e, por outro, simples, capazes de melhorar a relação dos utilizadores com os produtos para espaços de banho.

Um outro objetivo é disponibilizar uma plataforma para promover, proporcionar e concentrar a criatividade num ambiente de trabalho rápido e intensivo, centrado nos espaços de banho, uma área onde a inovação normalmente não impera.

Inscrições

Os participantes podem inscrever-se em http://www.onedaydesignchallenge.net/pt/, até às 23 horas e 59 minutos (GMT +00) do dia 13 de março de 2019

. Podem também inscrever-se pessoalmente no Pátio da Galé, em Lisboa, no dia do evento, ou seja, no dia 16 de março de 2019,das 9 horas às 11 horas.

Não obstante o acima exposto, a organização reserva o direito de não aceitar novas inscrições no evento sempre que, na opinião da organização, o número de participantes registados comprometa o bom funcionamento do concurso.

No momento da inscrição, os participantes deverão incluir os seguintes dados e documentos:

– nome e apelido;

– estabelecimento de ensino ou empresa;

– morada (número da rua, localidade/cidade e código postal);

– número de contacto telefónico e e-mail;

– cópia de documento de identificação ou passaporte válido, anexada como ficheiro de imagem. O nome do ficheiro deverá seguir o seguinte formato: APELIDO_NOME

Para concluir a inscrição, os participantes que se registem a partir da página oficial da Roca — http://www.onedaydesignchallenge.net/pt/ – deverão enviar uma digitalização da declaração devidamente preenchida até às 23 horas e 59 minutos (GMT +00), no dia 13 de março de 2019. Não é possível concluir a inscrição sem a declaração estar completamente preenchida.

Os participantes que efetuem a inscrição pessoalmente deverão apresentar o documento de identificação para que a mesma seja aceite. Não serão aceites inscrições sem a apresentação de um documento de identificação válido.

As inscrições que forem submetidas sem algum dos dados acima indicados serão consideradas nulas e sem efeito.

Apenas é aceite uma inscrição por pessoa. Após o número de inscrição ser confirmado, já não é possível alterá-lo. As inscrições em duplicado feitas pela mesma pessoa serão igualmente consideradas nulas e sem efeito.

Este concurso destina-se a estudantes e jovens profissionais que vivam em Portugal e que tenham nascido entre 17 de março de 1989 e 16 de março de 2001, inclusive.

Os participantes podem concorrer individualmente ou em grupos de até dois membros, na condição de que todos os membros cumpram os requisitos acima indicados.

As pessoas que se encontrem nas condições de seguida indicadas estão excluídas de participar:

Os vencedores do primeiro, do segundo e do terceiro prémio e do prémio da Fundação We Are Water das edições anteriores do concurso;

– colaboradores de empresas que pertençam ao Grupo Roca e respetivos parentes por consanguinidade, até ao quarto grau.

Logística

Às 9 h 30 min, no dia 16 de março, o tema do design será anunciado no localdo evento e on-line no website (http://www.onedaydesignchallenge.net/pt/) eserá entregue uma cópia por escrito a todos os participantes.

O período de conceção do design a concurso será entre as 9 horas e 45 min e as 18 horas, e os participantes poderão ficar no local do evento ou escolher outro local para desenvolver o trabalho.

Todos os participantes deverão enviar os seus projetos entre as 16 e as 18 horas no local designado para o efeito noPátio da Galé.

Às 18h30 min, o júri irá deliberar para escolher os projetos vencedores da 3.ª edição do Roca One Day Design Challenge, em Portugal. O júri elegerá igualmente os vencedores substitutos do primeiro, segundo e terceiro prémios, no caso de algum dos projetos vencedores não cumprir todas as condições definidas nas presentes regras.

Às 20 horas e 30 minutos, realizar-se-á a cerimónia de entrega de prémios e o júri anunciará a lista de vencedores do primeiro, do segundo e do terceiro prémios.

As avaliações dos membros do júri serão feitas com base na criatividade e originalidade dos designs, bem como na respetiva viabilidade. A clareza, a legibilidade e o design gráfico das apresentações serão igualmente aspetos tidos em conta na avaliação.

Prémios
1º classificado receberá um prémio no valor de 2000 euros.

2º classificado receberá um prémio de 1500 euros.


3º classificado

receberá um prémio de

1000 euros

.

O júri reserva-se o direito de não atribuir um dos prémios referidos, ou mesmo nenhum deles, se concluir que nenhum projeto tem qualidade e/ou originalidade suficientes.

Além disso, o júri poderá atribuir, de forma discricionária, um prémio especial no valor de 500 euros, dado pela Fundação We Are Water, ao projeto que melhor represente o valor da sustentabilidade. O júri poderá não atribuir este prémio se considerar que nenhum projeto representa de forma significativa o valor da sustentabilidade nem tem qualidade suficiente.

Os prémios acima especificados devem ser transferidos para as contas bancárias indicadas pelos vencedores.

Para poder receber o prémio económico correspondente a cada classificação (primeira, segunda, terceira e prémios FWAW), a pessoa a quem foi atribuído o prémio (e, no caso dos grupos, pelo menos um dos membros do grupo vencedor) deverá estar presente na Cerimónia de Entrega de Prémios (20 horas e 30 minutos, no Pátio da Galé) para receber o prémio.

Se a pessoa a quem o prémio for atribuído (ou, pelo menos, um membro do grupo vencedor) não estiver presente durante a Cerimónia de Entrega de Prémios, a referida pessoa perderá o direito ao prémio económico, mas manterá a sua condição de vencedor (seja uma pessoa ou um grupo), na 3.ª edição do Roca One Day Design Challenge, em Portugal.

Se, em algum momento antes do pagamento dos prémios, a Organização detetar que algum dos projetos premiados não cumpre as condições definidas nestas regras, seja por não se tratar de um projeto original ou por qualquer outra razão, o projeto que se encontre na referida circunstância será desqualificado e os vencedores seguintes e vencedores substitutos subirão um lugar na classificação. Se algum prémio não for atribuído pelo facto de o número de vencedores substitutos não ser suficiente, esse prémio será declarado como “não atribuído”.

Todos os vencedores serão convidados para:

– estar presente numa masterclass ou num workshop, a realizar em território português durante o primeiro/segundo/terceiro trimestre do ano de 2019. Tanto o transporte (ida e volta), quanto o almoço relacionados com esta masterclass ou este workshop serão contratados e pagos pela Roca, S.A., desde que o ponto de partida e de chegada se localizem ambos em território português;

Os vencedores do primeiro prémio serão convidados para:

– participar na edição de 2019 dos Worldwide Winners do One Day Design Challenge, que se realizará durante o primeiro trimestre de 2020, em Barcelona. O tema será posteriormente publicado on-line e anunciado aos vencedores desta edição do concurso. Todos os custos relacionados com deslocação, estadia e refeições para os participantes da edição de 2019 dos Worldwide Winners do concurso a realizar em 2020 serão suportados pelo Grupo Roca.

Apresentação
Para desenhar os projetos, os participantes podem utilizar qualquer ferramenta 3D ou 2D digital ou manual, modelo de escala, fotografia, colagem etc. Contudo, os conceitos devem estar descritos, no máximo, em duas folhas A3.

Os projetos devem ser submetidos no Pátio da Galé, na mesa indicada para o efeito, em dispositivo USB com o número de inscrição do participante escrito a marcador na parte exterior. Não deverão existir outros ficheiros na pen além dos ficheiros finais destinados ao concurso.

O período de entrega de projetos é entre as 16 horas e as 18 horas, no dia 16 de Março. Este prazo e método de entrega aplica-se tanto no caso dos participantes que permaneçam no local a elaborar o projeto, como no caso dos participantes que se desloquem para outro local.

Para submeter o projeto, é essencial que os participantes tenham realizado a inscrição previamente dentro do período estabelecido. Apenas pode ser submetido um projeto por cada participante ou grupo registado.

Para assegurar a confidencialidade dos participantes, o nome verdadeiro do indivíduo ou do grupo participante não deverá aparecer nas folhas A3 enviadas. Os projetos serão identificados pelo título e pelo número de registo.

Cada participante ou grupo deverá enviar dois ficheiros digitais, os quais deverão estar em conformidade com as especificações que se indicam de seguida, sem exceção.

Um ficheiro em PDF (ver imagens abaixo do exemplo de ficheiro) com até duas folhas A3 que deverão conter:

– título do projeto,

– imagem do design,

– descrição em menos de 150 palavras (fonte mínima de tamanho 24),

– tamanho inferior a 1500 Kb.

Um ficheiro JPEG ver imagens abaixo do exemplo de ficheiro) horizontal de 1280×720 pixéis com:

– título do projeto,
– a imagem mais representativa do projeto,
– tamanho inferior a 1500 Kb.

Os ficheiros PDF e JPEG não deverão ter mais de 1500 Kb, cada um.


O nome de ambos os ficheiros deverá corresponder apenas ao número de inscrição, sem nenhuns caracteres adicionais.


Apesar de não ser obrigatório, o número de registo poderá também estar incluído nas imagens do projeto.

Os projetos devem, preferencialmente, ser apresentados em inglês, mas também se aceitam projetos em português.

Qualquer candidatura que não cumpra os requisitos acima indicados não será avaliado pelo júri.

Outros aspetos
O espírito deste evento procura promover a criatividade dos participantes durante o período em que o concurso decorre. Como tal, os projetos submetidos devem ser originais e não devem ter sido utilizados anteriormente para nenhum outro fim.

Os projetos submetidos devem consistir num objeto realista, com um bom design, que tenha em conta aspetos funcionais e seja consistente com o tema do concurso anunciado pela Organização. Além disso, o objeto proposto deve poder ser construído com base em tecnologias existentes à data da realização do concurso.

A propriedade intelectual dos projetos enviados pertence aos respetivos autores. Contudo, a empresa Roca, S. A., deverá ter direitos preferenciais durante um período de seis meses, para chegar a acordo com qualquer participante do concurso, no que respeita aos direitos de utilização dos projetos submetidos.

Ao inscreverem-se neste concurso, todos os participantes (incluindo o(s) vencedor(es) e finalistas):

(I) autorizam as empresas que pertencem ao Grupo Roca a reproduzir, distribuir e comunicar dos direitos públicos relativos aos respetivos projetos submetidos a concurso, para todos os países no mundo e pelo período máximo permitido por lei em cada um dos referidos países, com o objetivo de promover os respetivos projetos em publicações de interesse geral e/ou revistas especializadas, bem como nos websites, nas edições e nas publicações da Roca, bem como no website do concurso. O Grupo Roca estará autorizado a atribuir a terceiros, sem o prévio consentimento escrito dos autores, o direito de reprodução e publicação dos projetos submetidos pelos autores para o concurso, durante o espaço temporal e territorial que considerem necessário, exclusivamente para fins de promoção dos projetos de autores em qualquer parte do mundo; e

(II) a autorizar as empresas que pertencem ao Grupo Roca para publicar quaisquer imagens que deles possam ser tiradas durante o decorrer da competição em qualquer meio, seja fotográfico ou filme. Esta autorização será considerada atribuída para todo o mundo e pelo período de tempo máximo autorizado por lei, mas não inferior a 12 meses.

Todas as questões ou disputas que possam surgir em relação à interpretação dos presentes termos e condições deverão ser resolvidas pelo júri, em conformidade com as disposições aqui incluídas. Todos os aspetos que não estejam expressamente abrangidos nos presentes termos e condições devem ser resolvidos em consonância com os princípios de equidade. A decisão do júri será definitiva.

Ao submeter a sua candidatura a este concurso, concorda que os seus dados pessoais sejam incluídos num ficheiro cuja propriedade pertence a Apartado 575, Ponte da Madalena 2416-905 Leiria – Portugal, que é responsável pelo processamento deste ficheiro. O objetivo do referido ficheiro é gerir a participação no concurso e enviar informação para os participantes. Os participantes podem exercer os seus direitos de acesso, retificação, cancelamento e oposição por escrito para a Roca, S. A. O exercício dos direitos de cancelamento e oposição resultará na eliminação do registo do participante no concurso, uma vez que as informações detalhadas são necessárias para gerir a participação no evento.

Ao submeter a candidatura a este concurso, os participantes aceitam os presentes termos e condições.

Galeria
LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: One Day Design Challenge | Roca
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total