CALL FOR PAPERS: Congresso da Reabilitação CONREA2021

Início em 04/01/2021 até 31/01/2021

Categorias: 01 janeiro2021
O Congresso da Reabilitação CONREA2021 constitui um momento relevante para a troca de experiências e conhecimento na área da Reabilitação do Património, agregando profissionais de diversos sectores, que vão desde a história, arquitetura, engenharia, conservação e restauro, arqueologia, técnicos de reabilitação, investigadores, estudantes, promotores imobiliários, da administração pública, de entidades de gestão e do planeamento urbanístico e de entidades certificadoras e gestoras, bem como a empresários de construção civil e fornecedores de soluções construtivas e de materiais.
A reabilitação do edificado tem vindo a crescer de forma significativa em Portugal, apresentando-se como um setor intrinsecamente ligado a fenómenos turísticos, imobiliários e de gestão urbana da cidade. O desenvolvimento destes setores mobilizadores da economia deveria pressupor a aplicação de conhecimento técnico e científico, com fortes bases nas teorias e Cartas internacionais para orientação das estratégias de intervenção no Património na atualidade. De notar que finalmente a reabilitação sísmica se encontra na ordem do dia fruto da pressão da comunidade científica e da legislação que entrou em vigor em finais de 2019. No entanto, a legislação veio levantar grandes dúvidas de interpretação e atuação no edificado, quer por parte dos técnicos, quer por parte da população em geral. As respostas aos desafios reforçam a necessidade da interoperabilidade entre os membros das equipas técnicas multidisciplinares, num trabalho conjunto que envolva simultaneamente a arquitetura, a engenharia, a conservação e restauro, a arqueologia, a história, entre outros, considerando ainda o contributo importante da ciência e a escala global da gestão do território, peça chave no sucesso de uma reabilitação urbana.
A acompanhar estas duas áreas de atuação – a Reabilitação do Património edificado e a Reabilitação sísmica – temos o que se vai realizando na prática profissional com a necessidade de se executarem projetos que integrem a avaliação do valor cultural e patrimonial da construção e o encontro de equilíbrios com a legislação atual.
Neste contexto o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro entendeu que é necessário o debate dos três temas gerais: Reabilitação Sísmica, Reabilitação do Património e Projeto, tendo decidido avançar com um Congresso, onde pretende chamar os melhores especialistas na matéria para debater estes 3 temas em três dias, um tema por dia, de modo a aprofundar o conhecimento em áreas que considera essenciais na intervenção no Património edificado (classificado e não classificado).
Os interessados no Congresso estão convidados a enviar as suas comunicações escritas, assim como a fazer uma apresentação oral ou em poster.
Os resumos não deverão exceder as 300 palavras e devem indicar o tema do Congresso onde se deverão inserir. Os resumos devem expor com clareza os objetivos, principais resultados e conclusões do trabalho a apresentar. Os resumos deverão ser submetidos através da plataforma easychair.

Datas Importantes:

Entrega de resumos: 31/01/2021
Aceitação de resumos: 15/02/2021
Entrega de artigos: 31/03/2021
Aceitação de artigos: 26/04/2021
Os artigos selecionados pelos revisores para publicação em revistas de prestígio, vocacionadas para os respetivos temas, serão depois formatados segundo as regras de cada uma das revistas

Inscrições

Cada inscrição dá direito à submissão de dois artigos / poster
Para a obtenção de informações complementares e para envio de correspondência deverá dirigir-se a:
CONREA2021 – O Congresso da Reabilitação
Departamento de Engenharia Civil
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro, Portugal
Telefone: + 351 234370049
LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Congresso: Reabilitação CONREA2021
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.