Open Call OH Lisboa Plus 2021

Início em 14/06/2021 até 02/07/2021

Categorias: 07 julho2021

Open Call OH Lisboa Plus 2021 – Como explorar a cidade a partir dos caminhos da água?

A Trienal de Arquitectura de Lisboa está aberta a propostas de eventos a realizar nos espaços do roteiro da 10.ª edição Open House Lisboa que tem por tema Os Caminhos da Água. Desta vez, o Open House expande-se às duas margens do rio Tejo e junta duas cidades: Lisboa e Almada.

Baldios é o colectivo de arquitectura paisagista seleccionado para comissariar a edição de 2021 que tem como fio condutor as linhas de água das duas áreas urbanas numa proposta que vem sublinhar o papel do rio Tejo, para a compreensão da topografia e desenvolvimento urbano e arquitectónico, enquanto potencial elemento de prolongamento entre as cidades de Lisboa e Almada.

Esta 10.ª edição, desenhada em tempos de pandemia, procura mostrar a premência de manter a vida cultural das cidades activa. É através da valorização das potencialidades e singularidades da água, que sugerimos a observação da arquitectura destas duas cidades com o objectivo de aproximar os cidadãos que nelas habitam. Para complementar o programa de visitas, estamos a aceitar propostas externas de eventos independentes e auto-financiados que explorem diversas formas de acção e leituras da cidade contemporânea, envolvendo diferentes expressões artísticas e formatos igualmente diversos:

– Concertos

– Projecções

– Performances

– Exposições

– Instalações

– Workshops

 

Elegibilidade

As propostas podem ser apresentadas por organizações portuguesas ou estrangeiras, desde agentes culturais, editoras ou ONGs. A candidatura pode ser feita a título individual ou em grupo (formal ou informal) e deve ser um projecto independente com financiamento assegurado que enriqueça a experiência de uma visita a um espaço ou de um percurso urbano realizado a pé pelas linhas de água que pontuam estes dois territórios. O projecto candidato deve ainda estar orientado para o grande público e a participação das pessoas no evento deve ser gratuita, uma vez que todo o programa Open House é de acesso gratuito, nomeadamente as visitas acessíveis, as actividades júnior e os eventos Plus.

Os projectos candidatos têm de se localizar obrigatoriamente nos mais de cinquenta espaços do roteiro que integram este Open House e acontecer durante o fim-de-semana de 25 e 26 de Setembro de 2021.

Desta chamada, a equipa da Trienal e comissariado Baldios pretende seleccionar até um máximo de 10 (dez) candidaturas que irão integrar de forma autónoma o programa Plus desta 10.ª edição.

Selecção

Para a programação Plus do Open House, valorizam-se propostas que:

– Se interliguem com o tema da cidade e da água, propondo interpretações críticas do tema desta edição

– Consigam repensar os formatos tradicionais de apresentação pública e que reforcem a dimensão inclusiva do evento

– Apostem em formas participativas para alargar a abrangência de públicos

– Privilegiem a acessibilidade à cultura

– Envolvam a participação com agentes locais nos territórios de Lisboa e/ou Almada

 

O júri deste open call é a equipa executiva da Trienal de Arquitectura de Lisboa e o comissariado deste Open House. Da selecção, faremos sugestões de espaços do roteiro que possam acolher as propostas, funcionando como leituras espaciais complementares. Depois desta primeira introdução feita pela Trienal, cada equipa de projecto dará seguimento à fase de implementação e produção com a entidade acolhedora.

O OH Lisboa assegura a divulgação dos eventos, que se vai materializar em diferentes suportes:

– Site openhouselisboa.com

– Mapa Open House Lisboa

– Newsletter da Trienal

– Nota de imprensa

– Redes Sociais (@trienaldelisboa)

 

Datas

Data limite: até terça-feira, 2 de Julho de 2021
Anúncio de resultados: 14 de Julho de 2021

Formulário

Pode encontrar o formulário > aqui.

Questões sobre esta chamada de propostas deverão ser enviadas para openhouse@trienaldelisboa.com

Disposições Finais

A Trienal de Arquitectura de Lisboa reserva-se o direito de seleccionar um número de propostas diferente do previsto, em função da sua qualidade e pertinência relativamente ao Open House.

LINKS
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Formação 3dsMAX + Vray

Setembro de 2021 | Online

Jooble

Mais de 2 mil vagas para arquitetos no Brasil