Chamada Artigos: Por um planeamento urbano mais sustentável

Início em 14/04/2020 até 01/06/2020

Categorias: 06 junho2020

Num mundo em permanente mudança, palco de transformações climáticas, politicas, sociais e territoriais, questionar o papel do planeamento na construção de uma transição para a sustentabilidade é urgente e necessário.

Testemunho desta exigência por parte da sociedade expressa-se não só nos mais variados documentos oficiais das Nações Unidas, incluindo, entre outros, o ‘Relatório Brundtland’ (1987), ‘Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável’ (2015) e a ‘Nova Agenda Urbana – Habitat III’ (2017), mas também no reconhecimento científico da chegada de uma nova era geológica, o Antropoceno.

Mas que transição se pretende? Qual o papel do planeamento urbano para essa mudança? Quais os instrumentos necessários para a sua implementação? Qual o papel das instituições, dos técnicos, da comunidade científica e da população nessa transformação? Qual o impacto espacial dessa mudança?

Este dossier temático de CIDADES: Comunidades e Territórios oferece um momento de reflexão e de debate, nacional e internacional, sobre o território e o seu potencial para repensar o planeamento urbano face à exigência da sustentabilidade. Oferece-se aqui uma oportunidade de partilha de perspetivas sobre o pensamento e a investigação contemporânea no âmbito do planeamento urbano, incluindo, entre outros, a sustentabilidade dos diversos sistemas que operam no território.

Convidamos à submissão de artigos que se debrucem sobre o território enquanto oportunidade de mudança, nas suas mais variadas vertentes e escalas de abordagem.

Que mudanças, que abordagens de planeamento e de governança e que escalas de intervenção são possíveis de ser identificadas como necessárias para uma transição para a sustentabilidade? Será este um debate novo na investigação técnica e científica sobre o território? Que abordagens de investigação se encontram em debate nos dias de hoje?

O prazo para a entrega dos artigos completos é 1 de Junho de 2020.

Os artigos deverão ser submetidos através da plataforma online da revista CIDADES: Comunidades e Territórios.

A submissão deve mencionar nos comentários o título do dossier temático. Os artigos, em português ou inglês, deverão respeitar as convenções editoriais da revista (disponíveis em https://revistas.rcaap.pt/cct/information/authors).

Todas as submissões serão avaliadas por especialistas independentes, de acordo com o modelo de peer-review da revista. A publicação do dossier temático está planeada para Dezembro de 2020.

Organização
Teresa Marat-Mendes e Patrícia Bento d’Almeida

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Chamada Artigos: Por um planeamento urbano mais sustentável
  • Tema: CIDADES - Comunidades e Territórios
PDFS

Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal