Início em 06/09/2022 até 31/10/2022

O Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha (PMAJAR) é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Maia (CMM) e pela Associação Pró- Arquitectura João Álvaro Rocha (APJAR), que conta com o apoio técnico da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN).
Toda a programação e toda a logística necessária ao desenvolvimento do PMAJAR – meios e forma de lançamento do Prémio, recepção e organização das candidaturas, assessoria às reuniões do júri, entre outras – serão garantidas pelo Centro de Documentação e Interpretação Urbana de João Álvaro Rocha (CDIUJAR), através da APJAR.
O Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha tem uma periodicidade bienal.
OBJETIVO
A atribuição do PMAJAR tem como objectivo, distinguir intervenções localizadas na área geográfica do Município da Maia:
– que se afirmem como exemplos de transformação qualitativa do contexto urbano, nomeadamente pela sua capacidade de integração na cidade, ou produção de espaço público qualificado;
– cuja linguagem arquitectónica e o conceito adoptados constituam factores distintivos e reflitam com clareza uma estratégia de intervenção arquitectónica e urbana;
– cuja qualidade final da obra se distinga pelo cuidado demonstrado, na articulação de materiais, na adopção de técnicas construtivas adequadas e ambientalmente sustentáveis, na inovação tecnológica bem como pela correção da sua execução;
– que demonstrem exercer a sua função social, evidenciada pela sua correcta apropriação e capacidade de responder aos propósitos para que foi construída, sem perder a sua integridade e autenticidade.
CANDIDATOS
Podem candidatar-se ao PMAJAR, o(s) Arquitecto(s) – com inscrição em vigor na Ordem dos Arquitectos, enquanto membro efetivo, singular, no pleno exercício dos seus direitos –, autor(es) do projecto de arquitectura, o(s) proprietário(s) ou o empreiteiro da intervenção submetida ao Prémio.
CANDIDATURAS
A entrega das candidaturas será efectuada até ao dia 31 de Outubro, do ano a que respeita o Prémio.
PRÉMIOS
Será atribuído um único Prémio, de natureza não pecuniária, indistintamente Prémios do seu caracter de Edificação ou Espaço Público.
O Prémio, para além do reconhecimento expresso no número 8.6, incluirá:
a) Edição de uma publicação de 80 páginas – formato 18 x 24 cm, editada em formato digital e versão impressa, com uma tiragem de 500 exemplares –, com destaque da obra premiada, dedicando-lhe aproximadamente 40 páginas;
b) Realização de uma conferência sobre a obra premiada, com formato e divulgação que lhe garanta o devido destaque;
c) Realização de uma visita guiada à obra premiada, aberta à comunidade;
d) Edição de um vídeo sobre a obra premiada.
Poderão ainda ser atribuídas até um máximo de 4 Menções Honrosas, caso a qualidade das candidaturas o permita.
A publicação, referida na alínea a) do n.o 8.2, fará referência a todos os candidatos ao prémio, evidenciando o premiado e as menções honrosas, se as houver.
Ao candidato Premiado e aos que tenham recebido Menção Honrosa, serão atribuídos um diploma e uma placa identificativa do prémio, para colocar na fachada da sua intervenção (esta placa identificará o prémio, o(s) autor(es), o(s) proprietário(s) e o empreiteiro da intervenção).
Os encargos com a reportagem fotográfica, o vídeo e a edição do material necessário à publicação referida no n.o 8.2 são da responsabilidade da APJAR.
DOCUMENTAÇÃO
CONTACTOS
APJAR — Associação Pró-arquitectura João Álvaro Rocha
Morada: Rua Professora Carolina de Freitas Soares Carvalho, 32, 4470-480 Maia Tel: 00 351 966 640 564
E-mail: apjar@joaoalvarorocha.pt
Site: pma.joaoalvarorocha.pt
- Tema: Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha