Prémio Municipal de Arquitetura de Odivelas 2021

Início em 01/03/2021 até 09/04/2021

Categorias: 04 abril2021
O Prémio Municipal de Arquitetura, instituído pela Câmara Municipal de Odivelas, e com o apoio institucional da OASRLVT, e já na sua 7ª edição, distingue edificações novas ou de reabilitação/recuperação que privilegiem a qualidade arquitetónica e o enquadramento urbanístico do projeto, e que contribuam para a valorização e/ou salvaguarda do património arquitetónico e urbanístico do Concelho de Odivelas.
REGRAS DE PARTICIPAÇÃO FACE À PANDEMIA COVID-19
No contexto atual, com a pandemia COVID-19 a obrigar à adaptação dos métodos e formas de trabalho nas instituições, são adotadas medidas específicas para a presente edição do Prémio Municipal de Arquitetura de Odivelas, para a qual se pretende a realização exclusivamente em formato digital e virtual.
Os procedimentos previstos no Regulamento sofrem assim algumas alterações, designadamente na definição de normas específicas para a entrega das candidaturas. Também a calendarização proposta para a iniciativa teve de ser adaptada, considerando-se, neste momento, não haver condições para a realização da habitual cerimónia de entrega dos prémios e respetiva exposição dos trabalhos apresentados a concurso.
Elegibilidade
Só poderão concorrer obras, públicas ou privadas, de autoria de arquitetos concluídas e com autorização de utilização emitida nos quatro anos anteriores à data limite para apresentação de candidaturas.
Apresentação de candidaturas
1. As candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura de Odivelas deverão ser apresentadas pelo Autor do Projeto ou Promotor da obra, através do envio dos respetivos processos para os e-mails premio@cm-odivelas.pt e/ou dgou@cmodivelas.pt
2. Os processos de candidatura deverão ser apresentados exclusivamente em formato digital, e conter, além da ficha de inscrição disponibilizada pela CMO, os seguintes elementos:
a) Memória Descritiva e justificativa do projeto;
b) Peças desenhadas do respetivo projeto, constando, no mínimo: Planta de localização e/ou planta de implantação, à escala adequada para compreensão da sua integração no tecido urbano existente, plantas dos diversos pisos, alçados das fachadas, e dois cortes, à escala de um para cem;
c) Fotografias elucidativas da situação do terreno e/ou imóvel antes e depois da intervenção, caso se julgue relevante para a interpretação do projeto;
d) Fotografias e/ou imagens 3D que possibilitem avaliar a integração da intervenção no conjunto urbano e paisagístico envolvente.
3. Os trabalhos deverão ser apresentados sob a forma de um processo em formato digital, com a definição adequada para impressão em grandes formatos (extensões: pdf, tiff, jpg, png, dwg, dwf), contendo todos os elementos do ponto 2.
Prémio
5.000€
Júri
A OASRLVT indicou para o júri a arquiteta Manuela Tamborino, do Estúdio Amatam, autores da obra do Centro cultural islâmico nas Colinas do Cruzeiro que foi distinguida com uma menção honrosa na última edição.
Do júri farão ainda parte os seguintes membros:
– Presidente da Câmara Municipal de Odivelas ou seu representante, que preside
– Um representante designado pela Assembleia Municipal de Odivelas
– Um arquiteto designado pela Câmara Municipal de Odivelas
Cronograma
Data limite para entrega de candidaturas: 9 de abril de 2021
Data de anúncio dos resultados: junho de 2021
LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Prémio Municipal de Arquitetura de Odivelas 2021
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!