Início em 03/04/2017 até 27/04/2017
O Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitectura Tradicional tem como finalidade difundir o valor da Arquitectura clássica e tradicional como referente de validação da Arquitectura do nosso tempo, no âmbito territorial de Espanha e Portugal. Esta difusão centra-se tanto na restauração de monumentos e conjuntos urbanos de valor histórico e artístico como na construção nova, que tendo em conta as tradições locais sejam capazes de integrar-se de forma harmoniosa nos referidos conjuntos.
Este galardão foi entregue pela primeira vez a 16 de Outubro de 2012. Desde então, outorga-se anualmente a arquitectos no activo em Espanha.
A partir de 2017, graças ao apoio da Fundação Serra Henriques e da Ordem dos Arquitectos, e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal, é estendido também ao território de Portugal, distinguindo arquitectos que exercem a profissão em qualquer um dos dois países.
Promotor
O Prémio é convocado pelo International Network for Traditional Building, Architecture and Urbanism (INTBAU), graças à contribuição do The Richard H. Driehaus Charitable Lead Trust, ao apoio da Fundação Serra Henriques, da Real Academia de Bellas Artes de San Fernando e da Ordem dos Arquitecto e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal.
Elegibilidade
Poderão participar todos os profissionais no activo que tenham desenvolvido a sua actividade no âmbito da arquitectura e do urbanismo em Espanha e Portugal durante pelo menos dez anos.
Prémio
50.000€
- Tema: Arquitectura clássica e tradicional