Prémio Regional de Arquitectura “Paulo Gouveia”

Início em 09/07/2018 até 14/09/2018

Categorias: 2018Arquivo

O Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional de Cultura, promove o Prémio Regional de Arquitectura Paulo Gouveia destina-se a premiar as obras de recuperação, reabilitação, reconstituição e reinterpretação na Região Autónoma dos Açores, cujo projecto mereça destaque por respeitar o património edificado, e privilegiar o uso de materiais endógenos, sem excluir o uso de linguagem contemporânea.
É dedicado ao arquitecto açoriano Paulo Gouveia, considerado o expoente do pós-modernismo nos Açores e que faleceu em 2009. Com uma obra singular premiada e dispersa pelas ilhas, Paulo Gouveia foi o arquitecto responsável pelos projectos de diversos edifícios emblemáticos, alguns deles premiados a nível nacional, destinados tanto ao uso público como à habitação privada, em várias ilhas do arquipélago.
Prémio
12.000,00€, sendo 2/3 para o autor ou autores do projecto, e 1/3 para o proprietário ou proprietários do imóvel.
Elegibilidade
– Intervenção de reabilitação, recuperação, reconstituição e reinterpretação, seja em edifício corrente, seja em edifício classificado ou integrado em conjunto classificado ou área de protecção, na Região Autónoma dos Açores.
– Obra concluída nos dois anos anteriores à apresentação da respectiva candidatura.
Júri
– Arquitecto Ângelo Regojo dos Santos, indicado pela Direção Regional da Cultura
– Arquitecto João Mendes Ribeiro, convidado pela Direção Regional da Cultura
– Arquitecto Manuel Fernandes Dinis, indicado pela Delegação dos Açores – Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos
– Arquitecta Vanda Laurémia Meneses de Oliveira Aguiar, indicado pela Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores
– Dr. Pedro Marques, indicado pela Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas dos Açores
Calendário
Data limite de entrega das candidaturas: 15 de setembro de 2018
Cerimónia de entrega do prémio: 24 de outubro de 2018
LINKS
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE